Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

10/06/2011
Coentro e alho-poró: antiinflamatório e antibiótico naturais

Há quem acredite que o sucesso de um bom prato depende dos temperos com que ele é feito. Afinal, eles são os responsáveis pelo sabor final e pelo toque especial da receita. O coentro e alho-poró fazem parte de um cardápio gostoso e ainda são fundamentais para evitar alguns problemas de saúde, apresentando propriedades antiinflamatórias e antibióticas, respectivamente.

Para quem sofre de colesterol e diabetes, o coentro é um ótimo aliado; ele pode ser usado em pratos como o guacamole e a moqueca. Já as folhas do alho-poró enriquecem o paladar de sopas e caldos, e o caule, normalmente, é utilizado para diversas preparações, como rondelle, patês e risotos.

Do mesmo gênero do alho e da cebola, o alho-poró possui folhas longas, largas, suculentas e verdes, com talo branco e comestível. Ele ainda auxilia na digestão, sendo uma planta diurética e laxante. “Sua propriedade vermífuga também permite eliminar vermes que vivem como parasitas no intestino”, explica a nutricionista Priscila Arruda.

Para saber se estes alimentos estão fresquinhos, observe se as folhas estão verdes e em bom estado. O alimento bom para ser consumido deve estar firme e brilhante. “A dica é deixar o coentro sob refrigeração para a durabilidade ser ainda maior”, comenta Priscila.

Molho de manga e coentro

Ingredientes: 1 maço de coentro picado, 1 unidade de manga média, 1 unidade de cebola média, 2 colheres (sopa) de vinagre tinto, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva, sal à gosto.

Modo de preparo: Limpe o coentro e separe os talos mais duros. Use somente os mais macios e as folhas. Lave a manga, descasque-a e pique em pedaços pequenos. Faça o mesmo com a cebola. Coloque na tigela o coentro, a manga, a cebola, o azeite de oliva, o vinagre e o sal. Misture bem. Ideal para servir com aves.

Souflê de alho poró

Ingredientes: 1 colher (sopa) de margarina light, 1 xícara (chá) de leite desnatado 2 xícaras (chá) de alho poró em rodelas, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 4 gemas, 4 claras em neve, sal à gosto.

Modo de preparo: Cozinhe as rodelas de alho-poró no leite por 5 minutos e depois separe e reserve o leite. Em uma panela derreta a margarina, junte a farinha de trigo e mexa bem. Junte lentamente o leite até engrossar. Adicione o sal e o alho-poró. Deixe esfriar, junte as gemas e por último as claras. Despeje em um refratário untado com margarina e leve ao forno por 30 minutos ou até ficar dourado. Se quiser pode polvilhar queijo ralado antes de levar ao forno. Sirva em seguida.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas