Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

20/05/2011
Lutas também são esportes, escolha a sua!

Logo abaixo explicamos um pouquinho das modalidades de lutas para você conhecer e ver se se adapta. Vamos lá:

Aikidô
Arte marcial criada por Morihei Ueshiba, no final do século XIX e começo do século XX, no Japão. O aikido permite ao praticante dominar vários atacantes ao mesmo tempo, engloba o combate com as mãos vazias ou armadas de bastão ou espada. Os golpes envolvem esquivas, torções, atemis (golpes traumáticos), projeções e imobilizações.
Busca uma profunda espiritualização, por meio de diversas formas de meditação, utilizando técnicas de respiração, concentração e harmonização.

Boxe
Nascido com o nome de pugilato, teve seu início na Grécia, nos Jogos Pan-Helênicos (776 a .C.). No século XIX, recebeu regras semelhantes às da esgrima, tornando-se mais justo, equilibrado e menos violento. Nessa época, conquistou o título de "nobre arte".
É praticado nas categorias amador e profissional. No boxe amador, também conhecido como boxe olímpico, as lutas têm no máximo três rounds de 3 minutos cada, com um minuto de intervalo entre eles. Os boxeadores usam capacetes, protetores e luvas e o sistema de pontuação dá mais valor à técnica do que à força. Já no boxe profissional os competidores usam apenas luvas, sem outras proteções e a luta pode durar 12 assaltos ou rounds.
É bastante polêmico em função da sua característica agressiva, mas, segundo seus defensores, pode desenvolver a disciplina, espírito competitivo, auto-confiança, além de canalizar a agressividade, diminuindo sua incidência na vida cotidiana.

Capoeira
Há controvérsias sobre a origem da capoeira. Alguns historiadores sustentam que os índios tupis-guaranis, aqui no Brasil, já gostavam de se divertir jogando capoeira (que chamavam de caá + puéra, "mato ralo" ou "mato que foi cortado"). Outros afirmam que a capoeira veio da dança ritual africana "ngolo", praticada anualmente no sul de Angola.
Disputas à parte, o fato é que a mistura de movimentos de luta e dança associados à música, fizeram da capoeira uma marca nacional. O ritmo envolvente, a utilização de instrumentos como berimbau, chocalhos e pandeiros, fazem com que essa arte, marginalizada no passado, atraia hoje a atenção de estrangeiros, admirados com a ginga brasileira.
Sempre cadenciado pelo ritmo do berimbau, seus movimentos envolvem destreza, astúcia e rapidez, favorecem o diálogo corporal e a improvisação, desenvolvem o ritmo, coordenação e flexibilidade, além do contato com aspectos da cultura afro-brasileira.

Esgrima
A luta com espadas existe como esporte desde o antigo Egito e tem sido praticada de várias maneiras, por diferentes culturas. A esgrima moderna teve como modelo os duelos dos cavaleiros do século XVI, que já haviam se livrado das pesadas armaduras e podiam se movimentar mais facilmente. Está presente nas olimpíadas desde os primeiros jogos olímpicos modernos, em 1896.
Nas competições são utilizadas três tipos de armas: espada, florete e sabre. Desenvolve qualidades como agilidade, flexibilidade, reflexos rápidos, força e resistência geral, além de favorecer os sentidos de visão, audição e tato.

Jiu Jitsu
Surgiu nos mosteiros hindus da Idade Média, como forma de defesa. Através de peregrinações, chegou ao Japão. Foi introduzido no Brasil por Mitsuyo Maeda, o "Conde Koma".
Seguindo os dogmas do budismo, o jiu-jitsu tem que deter o adversário sem lhe causar danos físicos. Para isto, utilizam-se torções e chaves para controlar e imobilizar o oponente. Desenvolve técnicas de chutes e socos e seus golpes são baseados em princípios anatômicos. A força física é utilizada como mero auxiliar.

Judô
Estilo de luta idealizado em 1882 pelo japonês Jigoro Kano, que queria fundamentar sua prática em princípios filosóficos bem definidos e que pudesse aprimorar o físico, o intelecto e o caráter dos praticantes.
Surgiu no Brasil por volta de 1922 e hoje conta com lutadores de destaque no cenário internacional, que conquistaram diversas medalhas nas últimas olimpíadas.
A filosofia do judô é integrar corpo e mente. O praticante utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Sua essência está na disciplina, no respeito, no desenvolvimento físico e moral do indivíduo. Seus fundamentos são: luta, preparo físico e espiritual.

Karatê
Arte marcial inspirada nas técnicas de defesa sem armas de Okinawa. Segue a filosofia do budô japonês, que se traduz pela busca constante do aperfeiçoamento, autocontrole e na contribuição pessoal para a harmonização do meio em que vive.
É um eficiente método de defesa pessoal. Treina sistematicamente braços e pernas, através de técnicas fundamentais de defesa e ataque que envolvem bases de apoio, socos e chutes. Nas competições, o combate pode ser individual ou por equipes.
Entre os benefícios da prática podemos citar o estímulo à coragem, incentivo ao aperfeiçoamento pessoal, equilíbrio, postura e estabilidade emocional.

Kendô
O kendô ("caminho da espada") tem sua origem nos séculos VII ou VIII, recebendo influências dos ensinamentos budistas, confucionistas e xintoístas. É uma das artes marciais japonesas que carrega mais puramente os ideais samurais de honra, retidão de caráter e disciplina.
No Japão, faz parte do currículo escolar e as crianças aprendem desde cedo a manipular o shinai (espada de bambu).
Os lutadores são protegidos por uma armadura e durante toda a luta devem manter a postura correta. O grito, chamado de "kiai", é fundamental: recupera a concentração, anuncia o golpe e intimida o adversário.
Sua prática é direcionada para o desenvolvimento do potencial humano e não para a competição, enfatizando o autocontrole, disciplina, aperfeiçoamento pessoal, equilíbrio e concentração.

Tae Kwon Dô
É uma arte marcial coreana, cujo nome significa "o caminho dos pés e das mãos". Foi inspirada na conduta de uma tropa de elite do século VII, chamada Hwarang, que tinha por base a disciplina e utilizava espada, arco e flecha e várias formas de lutas usando pés e mãos.
Com a divisão da Coréia em sul e norte, surgiram duas linhas dessa arte marcial. A principal diferença entre elas é a proibição do soco no rosto, pelos praticantes do sul.
Chegou ao Brasil em 1970 e é praticada por pessoas de todas as idades. Desenvolve a agilidade, flexibilidade e raciocínio, além de favorecer a disciplina.

Sumô
A versão mítica da origem do sumô conta que ele nasceu de uma luta entre dois deuses. Mas há uma versão de que foi inspirado numa luta de ursos. Foi desenvolvido como esporte no século VI. No Brasil, o primeiro campeonato registrado foi em 1912, em Guatapará, cidade paulista que reunia a maior colônia japonesa no início do século.
Travada dentro de uma arena circular de 4,55m de diâmetro, a luta objetiva empurrar o adversário para fora do círculo. Não é permitido chutar, socar ou bater. Os lutadores vestem apenas uma espécie de sunga típica chamada mawashi. As lutas são rápidas e emocionantes, algumas decididas no primeiro golpe. Devido às suas origens, o esporte é cercado por uma série de rituais que antecedem os torneios e cada luta.

Kung Fu
Arte marcial de origem chinesa, que teve como berço o templo Shaolin da província de Honan (norte da China). Sua filosofia reside na importância da harmonia e equilíbrio, representados pelo antigo símbolo taoísta do "yin" e "Yang".
Possui diversos estilos, cada um com sequências próprias. A técnica se baseia nos movimentos dos animais (dragão, tigre, leopardo, serpente, águia, entre outros) e da natureza (bambu, os cinco elementos: água, madeira, fogo, metal e terra).
Os estilos de kung fu do norte evidenciam os golpes com as pernas, pois o norte da China é um lugar montanhoso, e quem vive lá desenvolve bem os músculos das pernas. Já os estilos do sul valorizam os golpes mais curtos e diretos, que geralmente são aplicados com mãos e braços, pois é uma região pantanosa, cheia de lagos e rios e os habitantes locais, por terem de remar para se locomover, têm os braços fortes.
Sua prática desenvolve a coordenação, equilíbrio e flexibilidade, melhorando os reflexos, capacidade de atenção e concentração.

Depois desta "aula" é só você escolher o que mais combina com você e mão à obra, ou melhor, mãos à luta !!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela
Gestantes na sua Melhor Forma com Profa. Ms. Gizele Monteiro





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas