Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

20/05/2011
Alimentos que produzem saciedade e ainda fazem bem à saúde

Abacate

As fibras da fruta ajudam a liberar, aos poucos, a entrada de açúcar na corrente sangüínea, eliminando a compulsão por doces. Consuma 1 xícara (chá) da fruta até duas vezes por semana.

Abacaxi

Pelos mesmos motivos que o abacate, dá um basta na fome. É ótimo para lanches da manhã e da tarde.

Integrais

Arroz e pães ricos em fibras também demoram para serem digeridos. Eles passam mais devagar pelo sistema digestivo, retardando a vontade de comer e melhorando o trânsito intestinal. Nas refeições, troque os refinados pelos integrais.

Aveia

As fibras do alimento "incham" no estômago. Depois, a aveia se transforma em uma espécie de gel resistente à digestão. Coloque um punhadinho no iogurte desnatado ou na salada de frutas.

Café

Atua nas papilas gustativas da língua - responsáveis pelo paladar. O gosto forte as deixa saturadas, saciando a fome. Só tome cuidado: em demasia, tira o sono.

Cenoura

O legume é consistente e exige muita mastigação. O cérebro entende que você está consumindo uma quantidade enorme de alimento. Dica: tenha pedaços na bolsa e recorra a eles quando estiver faminta.

Folhas Verdes

São excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Antes do almoço e do jantar, coma um prato (raso) de salada e aguarde cerca de 20 minutos para atacar as outras gostosuras. Você vai notar rapidinho dois benefícios: vai se sentir saciada e dará fim à prisão de ventre.

Gelatina

Trata-se de uma proteína, substância que demora mais para ser digerida. Como tem grande quantidade de água, preenche o estômago e mata a fome. Adote as versões light do produto e lance mão sempre que sentir necessidade.

Leite e Derivados

Estudos indicam que o cálcio, mineral presente no leite e no queijo, atua no aproveitamento da insulina, hormônio que regula o metabolismo e a fome. Ele também reduziria a ação do hormônio responsável pelo armazenamento de gordura. Inclua três porções no cardápio por dia. Mas prefira os desnatados, com menos calorias.

Maçã

A grande quantidade de fibras mantém o estômago mais ocupado na digestão. Além disso, a pectina, uma fibra encontrada na casca, retarda a absorção de açúcar e gordura pelo organismo. Basta uma por dia.

Oleaginosas

Castanhas, nozes, avelãs e amêndoas afastam a vontade de comer por duas horas. Como são ricas em fibras, proteínas e gordura, sua digestão leva mais tempo, o que gera sensação de saciedade. Também estimulam a fabricação de neurotransmissores que regulam a fome. Mas vá com calma! Como têm muita caloria, ingira só três unidades por dia.

Peixes

Pesquisadores australianos descobriram que os peixes tiram a fome. Por terem iodo, também regulam o funcionamento da tireóide, glândula que controla o metabolismo, logo, a capacidade de queimar gordura. Um filé pequeno duas vezes por semana é o ideal.

Por Dra. Aline Rodrigues, nutricionista
(21) 9966-1862

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas