Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

13/05/2011
Para ter disposição e fazer exercícios

Com a correria do dia-a-dia, família, namorado (a), estudo, etc, ficamos esgotados, sem vontade de fazer nada "extra" não é mesmo ? Pensar assim na verdade é um erro. O exercício físico vai te dar mais disposição e energia, relaxando-o, te dando uma sensação inigualável de se SENTIR BEM, por causa da liberação das serotoninas.

Onde foi parar meu pique ?
Eu passo o dia dormindo em pé


Dica 1: toma um banho morno/frio. Além de fazer você acordar, ajuda a deixar a pele mais firme.

Dica 2: use produtos de banho aromaterapêuticos. Eles têm óleos essenciais cujo aroma atua no subconsciente, deixando você ligada.

Dica 3: faça massagens com óleos essenciais de cânfora, cravo, rosa ou eucalipto. Massageia a nuca com duas gotas de óleo, fazendo movimento de baixo para cima. Isso ativa a circulação.

Dica 4: toma um café da manhã energético. Bata na centrífuga1 cacho de uvas, 3 kiwis e 1 laranja – pêra descascada. Faça também um sanduíche com pão de aveia, queijo cottage, cenoura ralada, nozes raladas, gergelim, azeite e salsa.

Dica 5: beba um copo de leite desnatado e saia para dar uma caminhada leve antes do café da manhã. É energia na certa!

Tenho preguiça de trabalhar

Dica 6: faça uma aula de ginástica leve na hora do almoço. A vantagem é que você fica mais estimulada para enfrentar o segundo tempo do trabalho e mandar o stress para bem longe.

Dica 7: experimente este exercício: em pé, com as pernas unidas, fique com os dedos das mãos entrelaçados e as palmas voltadas para fora. Inspire e eleve os braços e os calcanhares ao mesmo tempo como se quisesse alcançar o teto. Fique nessa posição por alguns segundos, procurando manter o equilíbrio. Depois, abaixe os braços e os calcanhares simultaneamente enquanto expira.

Dica 8: não faço refeições pesadas, principalmente na hora do almoço. Senão, você vai ficar mais lenta e preguiçosa ainda.

Dica 9: ande pelo escritório de hora em hora. Além de dar uma arejada nas idéias, estimula a circulação do sangue.

Não consigo sair da cama

Dica 10: durma com a cortina aberta. A claridade faz diminuir a quantidade de melatonina no organismo. Esse hormônio induz ao sono e a luz da manhã vai fazer você despertar aos poucos.

Dica 11: deixe tudo arrumado na véspera (a roupa passada, o sapato que vai usar separado, a mesa do café da manhã já posta) e acorde um pouco mais tarde, para conseguir descansar mais.

Dica 12: dê a maior espreguiçada antes de pular da cama. Ë um jeito tiro e queda de ligar o seu corpo. Tente este exercício baseado na ioga: ainda deitada, deixe as pernas unidas e cruz. Levante a perna direita até formar um ângulo de 90 graus e leve-a reta para o lado esquerdo do corpo. Vire a cabeça para o lado direito, ficando com os dois ombros encostados no colchão. Para voltar à posição inicial, inspire e suba a perna novamente até 90 graus e abaixe-a devagar, contraindo o abdômen para proteger a coluna. Repita tudo de novo para o outro lado.

Dica 13: que tal adiantar um pouco o despertador? Desse jeito, você levanta um pouco mais cedo e não chega atrasada ao trabalho.

Não tenho vontade de fazer exercícios

Dica 14: calma! Não precisa recomeçar seu programa de exercícios pela aula mais puxada da academia. Isso só serve para fazer você desanimar mesmo. Escolha aulas mais fáceis e comece a se exercitar em ritmo suave, para fazer seu corpo ir se readaptando aos poucos.

Dica 15: escolha uma aula de diferente, que você nunca pensou em fazer. A novidade ajuda a mantê-la estimulada e daí para conseguir ficar em forma de novo vai ser fácil.

Dica 16: caminhe. Andar a pé é uma atividade tranqüila e, ao mesmo tempo, eficiente, pois queima muitas calorias e ainda melhora o fôlego. Além disso, você mesma faz seu horário e determina o ritmo das passadas (o segredo é ir acelerando aos poucos ). Comece caminhando 20 minutos por dia, em um terreno plano e em ritmo leve. Na semana seguinte, aumenta para meia hora e acelera um pouco. Depois de mais duas semanas, aumenta sua caminhada para 40 minutos e acelere ainda mais (movimente os braços flexionados no sentido oposto ao das pernas). Finalmente, mude o percurso para encarar subidas e descidas suaves.

Dica 17: escolha exercícios mais lúdicos, que envolvam bastante movimento e não tenham cara de ginástica. Fazendo assim, você consegue ir readaptando seu corpo aos poucos. Vale dançar, andar de bicicleta, patinar, brincar na piscina... você decide.

MEXA-SE, MÃOS À OBRA, VOCÊ VAI SENTIR A DIFERENÇA !!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri

Módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela

Gestantes na sua Melhor Forma com Profa. Ms. Gizele Monteiro





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas