Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

06/05/2011
Exercícios e hipertensão

Quem utiliza a desculpa da idade para não entrar em forma, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Medidas as devidas proporções, a atividade física orientada é benéfica em todas as idades. Ver a terceira idade se aproximar não é desculpa para deixar o físico às traças. Os americanos já perceberam isso. Uma pesquisa da International Health, Racquet and Sportsclub Association (IHRSA), mostra que 23% dos alunos matriculados em academias daquele país têm mais de 55 anos.

No Brasil estes números também estão crescendo e não é difícil descobrir o motivo. Hoje em dia todos ouvem falar sobre a importância da atividade física para melhorar o bem estar físico e mental das pessoas. Entre alguns dos benefícios está a prevenção de doenças como artrite, diabetes, osteoporose e diversos problemas cardiovasculares, como a hipertensão. Quem começa a exercitar-se não demora a ter provas concretas disso e conta logo aos amigos

Estima-se que 30 milhões de brasileiros sofram de hipertensão. Desta população, metade não sabe que tem a doença, 25% sabem, mas não tratam e apenas 25% tratam adequadamente. O mais importante é que este problema, em geral, não tem sintomas. O primeiro sinal de sua existência pode ser um infarto, ou um acidente vascular cerebral.

Se você é hipertenso tem que controlar sempre sua pressão arterial para o exercício não causar problema. Sim, isto pode acontecer. Se o exercício não é orientado e prescrito, ele pode ter malefícios sobre a sua pressão, ou seja, o “tiro sair pela culatra”.

Correr é hoje um dos esportes prediletos de grande parcela da população fisicamente ativa. O exercício regular parte dos procedimentos para uma melhor qualidade de vida, e pessoas de todas as faixas etárias procuram fazê-lo.

Aos atletas hipertensos de qualquer idade, ou seja aquele que mantém níveis pressóricos médios acima de 14 por 9, aqui vão algumas recomendações:

1. O exame médico esportivo é fundamental ao se iniciar algum programa de treinamento.

2. A pressão arterial deve ser medida em diferentes situações, para ser possível determinar-se a chamada curva pressórica.

3. Exercícios isométricos devem ser evitados, pois aumentam dramaticamente a pressão arterial.

4. Nas atividades no calor, a perda de líquidos implica em perda de potássio, o que é especificamente perigoso para o atleta hipertenso.

5. São necessárias alterações de dieta, com diminuição de ingestão de sódio e aumento de potássio e cálcio.

6. O controle de peso é importante.

7. Técnicas de relaxamento podem ajudar e muito.

8. A intensidade do treinamento pelo preparador físico deve ser acompanhada de perto.

Os detalhes de cada um desses itens podem ser abordados numa consulta de rotina com o médico do atleta, seja ele clínico, cardiologista ou especialista em Medicina Esportiva. Faça também, após a liberação médica, uma Avaliação e Orientação Física!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela
Gestantes na sua Melhor Forma com Profa. Ms. Gizele Monteiro





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas