Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/04/2011
Entre em forma ao ar livre

Se você tem verdadeiro pavor de fazer exercícios em lugares fechados, seja na bagunça de uma academia ou na calma de sua casa, a opção ideal é ir para a rua.

Caminhada
Uma caminhada de casa até a banca de jornais ou ao supermercado já pode fazer diferença em seu dia a dia. Se tiver tempo, vá a um parque ou uma área arborizada para praticar o exercício.

Marque sempre o tempo que passou andando e tente melhorar o rendimento com a prática. Comece caminhando por 20 minutos e vá aumentando o tempo. O importante é manter a freqüência e a duração do exercício.

Corrida
Quem não tem costume de correr, pode começar com caminhadas de 20 a 35 minutos. Aos poucos, vá intercalando a caminhada com corridas leves, até se sentir a vontade para manter-se na corrida. (veja mais na matéria “Como ir da caminhada à corrida”

Procure correr apenas o necessário para se sentir bem, sem ultrapassar seus limites. Lembre-se de manter-se sempre hidratado. Procure áreas arborizadas ou parques para a prática da corrida.

Bicicleta
A bicicleta é um aparelho que trabalha a musculatura das pernas e pode trazer dores se for praticada em demasia. Pedale o suficiente para se sentir bem, sem ultrapassar seus limites.

Lembre-se de levar uma garrafa de água para se manter hidratado. Dê preferência a áreas verdes ou com trânsito tranqüilo.

Alongamentos
Utilize bancos ou grades para praticar o alongamento. Após uma sessão de corrida, caminhada ou bicicleta é importante relaxar a musculatura. Alongue-se até sentir a tensão, mas tenha cuidado: alongar demais pode ocasionar lesões.

Vantagens dos exercícios ao ar livre
Além da melhora do condicionamento físico, estes exercícios favorecem principalmente a musculatura das pernas e glúteos. Na bicicleta, devido à posição para a prática da atividade, há também um fortalecimento do tronco e dos membros superiores.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri

Módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas