Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

15/04/2011
Previna-se do ronco

Um enfraquecimento do tônus muscular provoca um relaxamento da sua língua, que "desaba", tocando a parede da garganta; o ar não consegue passar livremente e provoca uma vibração da língua – você está roncando! Esse é o principal mecanismo causador do ronco, embora a obstrução das vias nasais, adenóides muito grandes ou aumento dos tecidos do pescoço provocado pela obesidade possam também desencadear o aparecimento desse desagradável companheiro noturno.

Segundo a clínicas que tratam o sono, um problema que afeta a maioria dos roncadores é a chamada apnéia obstrutiva do sono, que acontece quando a pessoa dorme e a respiração se interrompe, às vezes por períodos de até 10 segundos. Isso provoca uma baixa nos níveis de oxigênio e exige que o coração bombeie sangue mais rapidamente, para compensar a pouca oxigenação. As conseqüências desse esforço podem ser fadiga e sonolência no dia seguinte, além de batimentos cardíacos irregulares e aumento da pressão sangüínea e do volume do coração.

Existem, entretanto, tratamentos para o ronco. Fazer atividade física com regularidade ajuda a perder peso e aumenta o tônus muscular. Outra boa dica é evitar tranqüilizantes, pílulas para dormir e bebidas alcoólicas antes de ir para a cama – eles provocam redução do tônus. Prefira deitar de lado – é aconselhável não dormir de barriga para cima, porque essa posição facilita a obstrução da passagem do ar pela língua. Descongestionantes nasais são indicados para quem está resfriado, porque o nariz entupido também facilita o fechamento da garganta. Quanto aos casos mais graves, onde ocorra apnéia ou excessiva sonolência diurna, o melhor é buscar a orientação de um médico especialista.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola, Qualidade de Vida com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Nutrição com Dra. Rosana Farah





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas