Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

04/03/2011
Dicas para correr

Você quer ganhar fôlego para não ter que contar à sua vizinha gostosa que é incapaz de perseguir o cachorrinho fujão dela? Ah, quer perder mais de 600 calorias por hora? Hummm, deseja entrar para a História como um dos 30 mil corajosos que completam anualmente os 42 km da Maratona de Nova York... Qualquer que seja o seu caso, você tem uma boa saída: virar um corredor.

A seguir, algumas dicas:

Primeiro passo - Parece frescura, mas não é. Antes de correr, faça alguns exames, como hemograma completo, check-up ortopédico e ergométrico. Depois disto passe por uma Avaliação e Orientação Física.

O que vai no pé - Tênis de corrida, claro! Os de futebol de salão ou aqueles que você usa para dar umas bandas por aí não servem. Se você pretende correr mais de quatro vezes por semana, tenha sempre dois pares para revezá-los. Dessa forma, eles duram mais e, conseqüentemente, amortecem com precisão o impacto da corrida sobre os joelhos.

Onde - Corra em pisos planos de cimento ou asfalto. Nesses pisos estáveis, os r iscos de torção são menores. Se você costuma correr em um terreno levemente inclinado para um dos lados, caso de algumas praias, vá e volte pelo mesmo caminho. Assim você não joga o peso para um único lado, forçando esse ou aquele joelho.

Estica, puxa e esquenta - Antes de sair em disparada, caminhe 5 minutos e alongue-se na seqüência.

Como correr - Coluna reta, braços paralelos ao corpo formando um ângulo de 90º com os cotovelos, ombros relaxados, cabeça erguida (olhe sempre pra frente). Para amortecer o impacto e não ser comparado a um hipopótamo desengonçado ou a um bailarino clássico, primeiro você toca o pé no chão com o calcanhar, estendendo o movimento para a ponta dos pés.

Não perca o pique - Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca naturalmente. Aquela dor no lado significa que você está respirando errado e fora de forma. Se ela aparecer, o jeito é diminui r a velocidade ou até caminhar.

Coma, mas de leve - Não encha a pança antes da corrida. Tampouco dê uma de faquir. Um copo de suco, duas torradas e uma fruta fornecem a energia necessária sem pesar no estômago. A banana-prata em especial é um depósito de potássio, mineral que ajuda a prevenir cãibras além de forrar o estômago.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Atividade Física e Musculação com Amauri Altieri, Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri, Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas