Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

04/03/2011
Reduza a ansiedade com a alimentação

De maneira sintética, a ansiedade pode ser definida como um estado emocional que ocorre na eminência de uma situação de perigo. A ansiedade é portanto o nome dado a resposta emocional ocorrida diante de uma situação de emergência em que a pessoa precisa reagir rapidamente e com muita eficiência.

A ansiedade tem várias causas e algumas delas podem estar relacionadas com deficiências nutricionais, portanto além de outros tratamentos, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são aconselháveis.

Prevenção nutricional:

A alimentação equilibrada composta por uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais, compensa as vitaminas e minerais perdidos devido ao estresse, suprindo as carências do corpo pelas vitaminas A e C, tiamina, riboflavina e outras vitaminas do complexo B.

O ideal é fazer refeições regulares e saudáveis, desde o café da manhã. Os alimentos com alto teor de gordura, de difícil digestão, podem ser evitados. Evite o álcool, bebidas com cafeína, chás verdes e cigarros, substâncias estimulantes que podem aumentara sensação de nervosismo. Em vez delas, experimente chá de ervas, leite desnatado, suco de frutas ou refrigerante sem cafeína.

Além disso, diminuição dos níveis de glicose no sangue devido ao estresse pode desencadear o desejo da ingestão de alimentos ricos em açúcar, como o chocolate. Isso eleva os níveis de triptofano no cérebro, onde ele é transformado em serotonina, o neurotransmissor bastante conhecido como "substância química calmante".

ALIMENTOS CALMANTES

MARACUJÁ:
O maracujá é o fruto de uma planta originária do Brasil. é uma fonte de carboidratos, de minerais como cálcio, ferro e fósforo, e ainda de vitaminas A, C e vitaminas do complexo B.
Este fruto tem propriedades depurativas, sedativas e adstringentes. Suas folhas, assim como o fruto, também apresentam importante ação calmante.

CAMOMILA:
O chá de cam omila é usado como um calmante leve.

FLOR DE ALFAZEMA:
O chá preparado com flores secas de alfazema, é considerado calmante.

ERVA DOCE:
A Erva doce ou Anis é uma planta originária do Egito, é atualmente cultivada e consumida em forma de chá em todo mundo. Tem efeito calmante, diurético e digestivo

RAIZ DE VALERIANA:
A raiz da valeriana ( Valeriana officinalis) é usada popularmente como remédio para insônia, histeria, palpitações e nervosismo. Seu efeito calmante é atribuído a algumas substâncias químicas denominadas "valepotriatos". Muitos estudos já foram realizados para comprovar as propriedades antiansiedade e sedativas, e, apesar de ser bastante usada popularmente e apresentar resultados positivos, deve-se buscar mais pesquisas para garantir seus benefícios e sua segurança.

ESCUTELÁRIA:
A escutelária é uma planta usada nos Estados Unidos e China como sedativo para estados de nervosismo. Os bene fícios atribuídos a escutelária ainda não são comprovados cientificamente, mas uso moderado desta erva parece ser seguro.

ACTÉIA AZUL:
É uma raiz que contém cálcio, goma, inositol, ferro, leontina, magnésio, metilcistina, ácido fosfórico, fósforo, potássio, silício, vitaminas do complexo B e vitamina E. É utilizada para amenizar de distúrbios nervosos e menstruais, entres outros.

- Evite açúcar refinado e bebidas com cafeína por um período de 2 semanas.

- Regule os níveis de cálcio ingerindo diariamente 3 porções de leite ou seus derivados, pois, a diminuição dest e mineral no sangue pode aumentar a ansiedade.

- Adequação do magnésio na dieta, presente nas nozes, sementes, leguminosas, grão cereais integrais e vegetais de folhas escuras. Pois a deficiência associa-se a ansiedade juntamente com tensão e irritabilidade.

- Inclusão de triptofano, que é um aminoácido encontrado somente nas proteínas (carnes, ovos, leite e seus derivados) provenientes da alimentação, que tem um efeito sedativo leve.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas