Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

25/02/2011
Você é intolerante à lactose?

Prá começo de conversa...

O que é a Lactose?
Designamos por lactose o hidrato de carbono ou açúcar natural do leite. Trata-se de um dissacarídeo, ou seja um «açúcar» constituído por 2 unidades básicas: a glicose e a galactose.

O que é a intolerância à Lactose?
A intolerância à lactose é uma incapacidade para digerir doses significativas deste hidrato de carbono que é o mais abundante no leite. Resulta da deficiência de lactase, produzida normalmente pelas células que revestem o interior do intestino delgado. Esta enzima faz a divisão da lactose nos seus 2 açúcares constituintes. Só após tal divisão a assimilação pode ocorrer, já que a lactose não pode ser assimilada pelo organismo.

Quais são os sintomas de intolerância à Lactose?
A existência de lactase, mas em quantidade insuficiente, para efetuar a digestão de toda a lactose consumida tem repercussões que, não sendo necessariamente perigosas, podem ser particularmente perturbadoras.

É variável de pessoa a pessoa e de acordo com a quantidade ingerida.

Assim, a maioria dos deficientes de lactase pode ingerir o equivalente a um ou dois copos de leite ao dia, desde que com amplos intervalos e não diariamente. Ainda que minoritários, não são raras as pessoas que, desde pequenas, evitam ou não gostam do leite, mesmo sem se darem conta que são assim porque o leite e derivados lhes faz mal.

Os pacientes percebem aumento de ruídos abdominais, notam que a barriga fica inchada e que eliminam mais gases. Quando a dose de leite ou derivados é maior surge diarréia líquida, acompanhada de cólicas. A queixa de ardência anal e assadura é porque a acidez fecal passa a ser intensa (pH 6,0).

A maioria dos pacientes que só tem intolerância a lactose, não tem evidências de desnutrição, nem mesmo maior perda de peso. Quando isso ocorre, pode haver a associação da intolerância com outras doenças gastro-intestinais.

Os sinais/sintomas incluem náuseas, dor abdominal, flatulência ou diarréia; a manifestarem-se 30 minutos até 2 horas depois de ingerir alimentos com lactose. A gravidade dos sintomas depende da quantidade de lactose que cada indivíduo consegue tolerar versus quantidade de alimento com lactose ingerido.

Algumas causas de intolerância à lactose são bem conhecidas. Por exemplo, lesões da parede do intestino, infecções. Para a maior parte das pessoas a intolerância desenvolve-se com a idade. Raramente é congênita, isto é, de nascença.

Tratamento
Não existe processo conhecido de aumentar a quantidade de lactase sintetizada pelo organismo, mas os sintomas poderão ser controlados pela dieta. Os intolerantes à lactose deverão evitar alimentos que têm lactose.

O problema coloca-se em relação ao leite – a fonte de cálcio por excelência. Se não podem beber leite por causa da lactose, como poderão estas pessoas prevenir a osteoporose?

Em primeiro lugar existem outros alimentos que têm cálcio, embora em muito menor quantidade. Estas pessoas deverão efetuar uma dieta rica nestes alimentos.

O iogurte é, por vezes, tolerado por intolerantes à lactose, apesar do iogurte também ter, ele próprio, lactose. O mesmo acontece com o queijo, designadamente quando este é envelhecido.

Hoje em dia há, porém, uma alternativa muito desejada e necessária porque permite às pessoas com intolerância à lactose continuar a beber leite usufruindo de todas as suas vantagens nutricionais que são, para além do cálcio: os outros minerais, as proteínas de elevado valor biológico e as vitaminas. Essa alternativa é um leite com baixo teor de lactose. Este leite apresenta reduções significativas do teor de lactose (cerca de 80%), podendo assim ser digerindo tranqüilamente pela grande maioria das pessoas com este problema, garantindo não só todos os benefícios como também o sabor delicioso do leite.

Orientações dietéticas:

Leite e seus derivados devem ser evitados quase totalmente; Ex: leite; queijos brancos; amarelos; cottage cheese; cream cheese; ricota; doces à base de leite (doce de leite; sorvetes; creme de leite; chantilly ...)

Usar doces à base de frutas ou tortas de frutas (limão; morango; maçã...)

As etiquetas de todos os produtos envasados devem ser lidas cautelosamente, observando se há presença de leite;

Observar o intolerância ao iogurte, pois esses apresentam a grande quantidade da lactose auto-digerida pelos lactobacilos;

Dessa forma esse alimentos podem não apresentar reações;

Devem ser incluídos na alimentação alimentos ricos em Vitamina D (atum, castanhas, salmão) e Vitamina A (cenoura, abóbora, damasco).

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas