Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

25/02/2011
Hiper ou hipoglicemia?

O reconhecimento dessas situações em tempo hábil tem contribuído substancialmente para a diminuição de complicações, hospitalizações e gastos desnecessários.

A grande diferença entre hipo e hiperglicemia está na forma de instalação. A hiperglicemia, na maioria das vezes apresenta os mesmos sintomas de instalação do diabetes, de maneira gradual enquanto que a hipoglicemia se instala abruptamente, de um momento para outro, sem dar, em muitas ocasiões, "avisos" prévios. A seguir, veremos outras principais diferenças entre elas:



Em situações que a pessoa for encontrada desacordada, deve-se prestar atenção nos seguintes tópicos que auxiliarão no reconhecimento e na conduta a ser tomada imediatamente:

. Coma cetoacidótico: olhos encovados, boca seca, língua seca, hálito de maçã, face às vezes avermelhada, respiração profunda e lenta, presença de vômitos. Nesses casos, deve-se levar o paciente a um centro hospitalar que tenha UTI.

. Coma hipoglicêmico: sudorese profusa, roupa molhada de suor, palidez, pele fria e úmida, em pessoas mais idosas pode ocorrer hemiplegias, em crianças pode ter convulsão, respiração normal, boca e língua úmidas. Nesses casos, deve-se imediatamente colocar entre as bochechas e os dentes açúcar puro (duas a quatro colheres de sopa) paulatinamente, ao mesmo tempo procurar alguém que injete glicose a 25% ou 50% na veia totalizando 20 a 60ml e caso não "acorde" levar a um hospital ou pronto socorro para que complete os cuidados iniciais.

A importância da pesquisa de glicose na urina e de cetona (nos casos de diabetes Tipo I) encontra mais uma grande aplicação nessas eventualidades de urgência. O grande problema encontrado pelos pacientes é a interpretação de glicose positiva na presença de quadro hipoglicêmico. Queremos lembrar que a urina que estava armazenada na bexiga é resultante das variações da glicose no sangue desde a última vez que urinou até a presente coleta. Ora, a hipoglicemia é um fenômeno momentâneo; assim poderemos ter baixa de açúcar no sangue com glicose na urina alta; para contornarmos este problemas devemos ingerir água no momento determinado e fazer novamente a pesquisa agora com a urina correspondente ao período presente que terá a glicose negativa.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas