Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

21/08/2006
Gordura: quem quer?

A gordura corporal é determinada por fatores genéticos, ambientais e sexuais. Assim homem e mulher apresentam adiposidade distinta. Por fatores hormonais bem definidos, as mulheres concentram gordura na região da coxa e os homens no abdome.

O problema é que ao aumentarmos a gordura em nosso corpo estas regiões se tornam mais visíveis trazendo o desconforto estético.

Conhecendo as características destas regiões adiposas, é possível coordenar a ingestão alimentar com o objetivo de redução da adiposidade.

A gordura abdominal masculina está localizada atrás do músculo reto abdominal dando a falsa impressão daquela proeminência ser determinada por músculos e não é. Esta gordura masculina e também da mulher após a menopausa, é um dos fatores determinantes do colesterol elevado e doenças cardíacas.

A redução desta gordura é teoricamente mais simples e rápida. Os principais cuidados são: reduzir o consumo de bebida alcoólica, pois o álcool é rapidamente convertido em gordura nessa região corporal; evitar o jejum prolongado, pois o jejum compromete a redução de gordura nesta região; elevar o gasto energético em atividades aeróbias pois esta gordura responde bem a este tipo de exercício.

Estas pequenas estratégias ajudam a reduzir a gordura visceral e consequentemente o risco a doenças.

Já para a celulite uma péssima noticia. Esta gordura localizada na coxa, é a mais resistente. Por fatores morfológicos , esta região armazena gordura com maior facilidade do que perde. Isto faz com que refeições gordurosas, espaços longos entre as refeições figurem como vilões para a estética feminina.

Se o objetivo é então reduzir esta gordura, algumas dicas: evite longos períodos de jejum, pois esta manobra aumenta a gordura corporal; evite alimentos de alto índice glicêmico (com muito açúcar) pois a adiposidade da coxa é favorecida pela presença acentuada de glicose sangüínea e por último seja persistente pois esta adiposidade é a mais lenta a ser perdida.






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas