Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

04/02/2011
Saúde e sabor no verão

No verão aumenta a preocupação das pessoas em relação à forma física. Todos querem estar com o corpo bonito, para aproveitar o Sol e tirar aquela famosa “cor de escritório”. Claro que, para atingir a forma física desejada e principalmente um tom mais bronzeado, os cuidados com o corpo durante essa calorosa estação vão muito além do uso do protetor solar, as altas temperaturas, típicas desta época do ano, provocam mudanças no organismo e exigem a adaptação do metabolismo. Nesse período há aumento da transpiração com o objetivo de manter a temperatura corporal, levando à perda de água e sais minerais que, se não forem repostos adequadamente através da alimentação e ingestão de líquidos, podem levar à desidratação.

O organismo necessita de muitos cuidados, não basta apenas fazer dieta e tomar sol, é necessário também manter uma alimentação adequada e rica em todos os nutrientes e vitaminas para não prejudicar à saúde e manter o corpo hidratado e saudável durante o verão e as demais estações do ano. A base de uma alimentação saudável é o equilíbrio dos três principais grupos de nutrientes: carboidratos, proteínas e lipídios. Assim, não é possível eliminar por completo um deles sem que haja repercussões negativas para a saúde, o que muitas vezes, ocorre quando não há o devido cuidado com os tipos de alimentos consumidos.

Para auxiliar na alimentação durante todo o verão a nutricionista Gabriela Sousa da loja Mundo Verde Vila Nova Conceição – que está promovendo a campanha “Verão Natural – Você em forma e de bem com o planeta” preparou uma lista com sugestões de alimentos que, além de ajudar a manter a boa forma e a hidratação do corpo, deixarão seu verão cheio de saúde e sabor.

Confira algumas dicas e benefícios:

FARINHA DE BANANA VERDE

Fonte de amido resistente e fibras. Não contém glúten e pode ser utilizada em receitas de bolos, biscoitos, tortas, massas doces ou salgadas, substituindo de forma parcial ou integral a farinha de trigo comum. Contribui para um melhor funcionamento intestinal e auxilia no processo de emagrecimento.

ÓLEO DE COCO ORGÂNICO

Rico em substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento. Contribui para a perda de peso, contém propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas. Possui a capacidade de reduzir os níveis de colesterol total e aumentar níveis de colesterol bom. Encontrado também na forma de farinha de coco.

BALAS DE COLÁGENO

Feitas através de colágeno hidrolisado, é uma ótima fonte de proteínas importantes na revitalização da pele, cabelos e unhas. Encontrada em vários sabores e também na forma de colágeno em pó. Dica: o consumo de vitamina C potencializa a formação de colágeno.

GRANOLA ORGÂNICA

Alimento rico em fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal e também a digestão. Possui vitaminas e minerais como: complexo B e ferro, nutrientes importantes para o nosso dia a dia, e é um ótimo aliado do emagrecimento. Lembre-se que ao aumentarmos a quantidade de fibras na dieta devemos beber muita água para obter o efeito adequado.

BARRAS DE CEREAIS ORGÂNICAS

Boa fonte de fibras, carboidratos e de baixo valor calórico, são ideais para os lanches entre as principais refeições e também para redução de peso. As fibras, além de contribuírem para um melhor funcionamento intestinal, ainda são responsáveis por gerar uma sensação de saciedade.

FARINHA DE FEIJÃO BRANCO

Fonte de faseolamina, contribui para inibir parcialmente a digestão de carboidratos no organismo, fazendo com que estes nutrientes sejam digeridos e absorvidos. É um ótimo coadjuvante no emagrecimento e também no controle de taxas de açúcar no sangue em diabéticos. Pode ser utilizada na preparação de receitas ou então adicionada em sucos ou água, antes das principais refeições.

CÁPSULAS DE BETACAROTENO

É uma substância que ajuda a formar a Vitamina A. Além de ter poder antioxidante, que diminui os efeitos gerados pelos radicais livres, auxilia na proteção da pele contra a radiação solar. Contribui também com a produção de melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento da pele.

SUCO DE CRANBERRY

Rico em substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce, mantendo a revitalização da pele e diminuindo o risco de câncer. Estudos mostram ainda o papel do cranberry na redução de infecções urinárias, devido a característica anti-séptica da fruta. O suco de Cranberry possui antocianinas que auxiliam no controle das taxas de colesterol e na prevenção de doenças cardíacas.

CHÁ DE HIBISCO

Fonte de antioxidantes (antocianinas), combate os radicais livres, possui efeito laxante suave, antiespasmódico e diurético. Aumenta a diurese e reduz o apetite, auxiliando no emagrecimento.

FARINHA DE SOJA PRETA

Fonte de proteínas, isoflavonas, vitaminas e minerais, esta farinha possui uma substância chamada antocianina de ação antioxidante, importante para a prevenção do câncer e envelhecimento precoce. Além de proteger contra doenças cardiovasculares, a farinha de soja preta, ajuda a prevenir o ganho de peso, os índices de gordura, colesterol e auxilia no controle da diabete.




Serviço:
Onde Encontrar
Loja Mundo Verde Vila Nova Conceição
Tel: (11) 3045-8893

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas