Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

07/01/2011
Os diets podem engordar?

Isso mesmo, caro internauta, produtos diet não têm pouquíssimas calorias e muito menos são isentos de calorias. Nem sempre o consumo de alimentos light e diet é adequado para os regimes de emagrecimento.

De acordo com uma portaria do Ministério da Saúde, os alimentos diet apresentam formulação especial para atender quem tem disfunção ou distúrbio físico ou metabólico, como os diabéticos, hipertensos e celíacos. Esses produtos não são obrigados a ter menos calorias. São indicados para regimes específicos, pela ausência de ingredientes como açúcar, sódio e glúten.

Um chocolate diet, por exemplo, é recomendado para os diabéticos, mas tem praticamente as mesmas calorias que um chocolate tradicional. Já os produtos light devem apresentar uma redução de, no mínimo, 20% de algum componente calórico -proteína, gordura ou carboidrato. Desta forma, um iogurte light tem menos gordura e, consequentemente, menos calorias em relação ao tradicional.

Diante da necessidade de reduzir o número de calorias ingeridas por dia, os produtos light podem ser uma boa opção, mas só dão resultado se não forem consumidos à vontade.

Se a intenção é perder peso, a melhor alternativa é equilibrar a refeição e consumir apenas o necessário para o gasto energético diário. Nunca consuma mais para guardar energia.

Frutas, verduras, cereais integrais, grãos e sementes oleaginosas também devem participar da "batalha" contra a balança. Às vezes é melhor consumir um alimento que tenha maior poder de saciedade que comer vários com baixo valor calórico e que não eliminam aquela sensação de "buraco no estômago". Observe o que lhe satisfaz mais. Duas fatias de pão de forma light apresentam, em média, 120 kcal, ou seja, quase a mesma de um pão de queijo médio.

Para treinar, crie o hábito de ler os rótulos dos alimentos e estabelecer comparações. Se fizer isso, poderá fazer a melhor escolha, levando em consideração as calorias, o poder de saciedade e o sabor.

Não se martirize. A alimentação equilibrada permite o consumo de todos os alimentos, desde que as quantidades sejam moderadas.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas