Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

07/08/2006
Ser rei ou plebeu?

Um comportamento bastante comum entre as pessoas é realizar pequenas refeições com grande volume de alimento. As justificativas para este comportamento são várias como: - não tenho tempo, preciso emagrecer, não gosto de "beliscar" etc. Este hábito além de contra-indicado apresenta efeitos colaterais que podem ser opostos ao objetivo quem o pratica.

Os executivos que alegam falta de tempo por conta de reuniões prolongadas são afetados na sua capacidade de processamento de informações. Isto quer dizer, quando iniciam a reunião após o café da manhã, por exemplo, eles apresentam grande capacidade de resolução de problemas. Isto porque após a refeição a disponibilidade de glicose está elevada. Esta glicose é o principal nutriente para o nosso cérebro processar as informações. Quando estamos em jejum, esta disponibilidade diminui e a capacidade de processamento é afetada. Por isso se a sua reunião for se estender, consuma algum alimento entre as refeições principais. Supondo o café da manhã as sete horas e o almoço as treze, consuma algumas bolachas ou barra de cereais as dez, evitando o intervalo de seis horas entre as refeições.

Obviamente alguns devem estar imaginando: ..."assim vou engordar". Pelo contrário, você irá emagrecer. Isto porque ao realizar várias refeições, sua fome acaba sendo reduzida nas refeições principais. Assim quando for almoçar após o lanche da manhã sua capacidade de escolha dos alimentos a serem ingeridos irá aumentar. Dessa forma você poderá optar por alimentos mais saudáveis sem ser conduzido pela aparência ou aroma que muitas vezes representam um consumo rico em gordura.

O jejum prolongado estimula a secreção de alguns hormônios denominados de catabólicos. Esses hormônios estimulam a perda de massa magra (músculos por exemplo). É como se existisse em nosso corpo um administrador que ao verificar gastos elevado “enxuga” a empresa diminuindo seu tamanho. Porém esta diminuição deve ser bem entendida, é de músculos predominantemente.

Outro ponto em que as pessoas se enganam é em relação a emagrecimento. A ingestão de poucas refeições favorece o acúmulo de gordura. Isto quer dizer se você consumir a mesma quantidade de calorias com a mesma distribuição de nutrientes (carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais) em uma refeição ou em seis refeições você engordará mais consumindo apenas uma refeição. É como se fossemos um urso polar que hiberna. A cada hibernação o conteúdo de gordura deste animal está maior. Com nosso organismo ocorre algo parecido. A cada período de jejum teremos mais estímulo para estocar energia na forma de gordura.

Por isso se você pretende se tornar mais saudável por qualquer razão, faça várias refeições de plebeu e evite as refeições mais majestosas.








Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas