Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

26/11/2010
Treinamento, assistência médica e ginástica laboral são ações que mais impactam positivamente na qualidade de vida no trabalho, segundo consultoria re

Análise feita através de consultoria realizada pela Fundação Instituto de Administração – FIA, revela quais são as iniciativas promovidas pelas empresas que mais impactam positivamente na qualidade de vida no trabalho. Dessa forma, a prática de ações de treinamento, assistência médica e ginástica laboral são os principais fatores valorizados pelos funcionários em uma organização.

Para a professora doutora e responsável pelo diagnóstico, Ana Cristina Limongi-França, esta análise mostra práticas de sucesso que garantem o bem-estar do colaborador em diversos âmbitos. “A avaliação realizada abordou a questão qualidade de vida no trabalho sob diversos ângulos: biológico, psicológico, social e organizacional”, afirma a coordenadora da FIA/PROGEP (Programa de Estudos em Gestão de Pessoas)

Dentre as conclusões da análise, constatou-se que o fator biológico, ou seja, aspectos relativos às características físicas, aspectos metabólicos e ergonômicos, são os que mais se destacam entre as ações mais positivas de melhoria no trabalho. O quadro mostra as seguintes práticas de sucesso:



Para a acadêmica, haverá uma grande demanda do mercado por profissionais especializados em qualidade de vida no trabalho nos próximos anos. “Este setor, que já é considerado uma nova especialidade dentro do segmento de Recursos Humanos, vem apresentando crescimento significativo nos últimos 5 anos e, para 2011, estima-se expansão de 20% a 25% na procura por especialistas na área. Esse aumento expressivo ocorre pela necessidade das empresas em garantir a qualidade de vida no ambiente corporativo, o que é determinante hoje em dia para reter talentos em uma organização”, assegura.

Como forma de suprir e se preparar para essa exigência do mercado, a FIA abre inscrições para cursos de curta duração e de pós-graduação sobre o tema. São eles:

Curso: Modelos e Conceitos para Qualidade de Vida no Trabalho
Data: 15 e 16 de dezembro de 2010
Horário: das 9h às 16h
Local: FIA – Unidade Pinheiros (Rua Navarro de Andrade, 152)
Informações e inscrições:
Telefone (11) 3894-5001

Curso: Diagnóstico e Ferramenta BPSO (abordagem Biológica, Psicológica, Social e Organizacional) para Qualidade de Vida no Trabalho
Data: 17 de dezembro de 2010
Horário: das 9h às 16h
Local: FIA – Unidade Pinheiros (Rua Navarro de Andrade, 152)
Informações e inscrições:
Telefone (11) 3894-5001

Pós-Graduação em Capacitação para Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho
Início das aulas: 23 de fevereiro de 2010 (2as. e 3as. feiras das 19h às 23h)
Local: FIA – Unidade Pinheiros (Rua Navarro de Andrade, 152)
Carga horária: 460 horas-aula
Inscrições: até 10 de fevereiro
Informações e inscrições:
Telefone (11) 3894-5001

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas