Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

19/11/2010
Como preparar as carnes para a ceia de Natal?

Os fogos de artifício começam a estourar e os olhares se voltam para o céu para ver o grande espetáculo. É sinal que passou da meia noite e a ceia de Natal já pode ser servida, como costuma fazer grande parte das famílias. Até aí, a ansiedade é sempre grande para se deliciar com cada receita, feita especialmente para a ocasião.

Nada de um cardápio morno na mesa, a ceia, geralmente, é abundante e farta de alimentos variados, com grandes quantidades. Entre todos os alimentos: frutas, sobremesas, acompanhamentos, a carne ainda é indispensável e o prato principal.

As opções mais comuns são: tender, peru, chester, pernil e frango. Segundo a nutricionista Priscila Arruda, para deixar um prato mais saboroso deve-se temperar as carnes e aves com temperos diferentes, “As ervas finas, alecrim, hortelã, açafrão da terra, cravo, nós moscada e pimenta do reino, dão um toque especial ao sabor da carne”, comenta a nutricionista, que lembra também de incluir a receita, a cebola, alho e sal.

A qualidade da carne é um outro fator fundamental para o sucesso da receita. É importante escolher o tipo correto e pedir ao açougueiro que os cortes não sejam feitos a favor das fibras da carne. Para ter um melhor cozimento e deixá-la macia, o ideal é que a cozinhe dure aproximadamente duas horas e meia.

Para quem está de dieta, é importante consumir carnes menos gordurosas como os frangos e peixes e priorizar as saladas e frutas frescas. O segredo para não exagerar na comida é consumir primeiro os legumes e verduras, assim a sensação de saciedade é maior. Para referência, confira abaixo o valor calórico de cada porção:

Chester: 2 filés (100g) / 162 calorias
Filé de frango: 2 filés (100g) / 101 calorias
Perú: 2 filés (100g) / 155 calorias
Lombo: 1 fatia (100g) / 272 calorias
Tender: 4 fatias (100g) / 210 calorias

Esses pratos podem vir acompanhados por frutas como damasco, laranja, abacaxi, cereja e frutas cristalizadas, farofa e também por castanhas como nozes, amêndoas e avelãs. Um belo vinho branco e champanhes mais suaves, ou até mesmo rosè também harmonizam muito bem. A dica é aproveitar as sobras das carnes no dia posterior para fazer sanduíches, risotos ou tortas.

Chester com frutas

Ingredientes: 1 colher (sopa) de molho de soja, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de mel, 2 xícaras (chá) de vinho branco, fatias de abacaxi, kiwi e cerejas para decorar, farofa para acompanhar, 1 chester de 3 kg, sal a gosto.

Modo de preparo: em uma fôrma, tempere o chester com a mostarda, o molho de soja, o vinho e sal. Espalhe a manteiga, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por 2 horas. Retire o papel, unte o chester com o mel e leve ao forno novamente por 30 minutos ou até dourar. Retire e decore com fatias de abacaxi e cerejas. Sirva acompanhado da farofa.

Peito de Peru ao champanhe

Ingredientes: 1 peru de 4 kg, 1 garrafa de champanhe, 6 dentes de alho, 2 cebolas, 6 colheres de sopa de molho inglês, 1 colher de chá de pimenta do reino, suco de uma laranja, sal, 300g de manteiga

Modo de preparo: bater no liquidificador o suco de laranja, molho inglês, a cebola, o alho picado, a champanhe, a pimenta e o sal. Coloque o peru em uma assadeira de bordas altas. Regue com o molho e deixe tomar gosto por mais ou menos 12 horas, regando sempre. Duas a três horas antes, escorra o vinho de alho e depois misture com a metade da manteiga derretida. Passe este vinho d’alho por uma peneira e depois reserve a sobra da peneira. Utilizando uma seringa de injetar tempero, coloque quase toda a mistura de vinho d’alho coada e a manteiga derretida. Distribuir esta mistura por todo peito de peru, para que a carne fique bem molhada. Duas horas depois, esfregue a ave com a sobra da peneira reservada, fazendo pequenas aberturas com a faca afiada, levante toda a pele da ave. Deixe mais 2 horas no tempero e coloque para assar. Antes de colocar no forno cubra com papel alumínio para que a carne cozinhe devagar.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Neurologia e Saúde com Dr. Paulo Caramelli





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas