Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

12/11/2010
Excesso de peso e fertilidade

O excesso de peso não altera apenas a forma física e desequilibra a estética. As gordurinhas a mais no organismo aumentam a produção de estrogênio e alteram o equilíbrio hormonal feminino e dificultam a possibilidade de fecundação.

Dr José Bento de Souza, especialista em reprodução humana, explica que os ovários das mulheres obesas sofrem alterações que influenciam diretamente no desenvolvimento natural dos óvulos e reduzem as chances de fertilidade. Isso acontece porque a alteração na produção da insulina liberadas pelo organismo feminino obeso interrompe o funcionamento normal dos óvulos.

O peso acima do ideal interfere também no ciclo hormonal da mulher, outro fator prejudicial à fertilidade. “A obesidade faz com que o organismo feminino produza maior quantidade de estrógeno e isso desafina toda a orquestra hormonal limitando as chances de gravidez” completa o médico.

E não são apenas as mulheres que arcam com as conseqüências dos quilos a mais. Os homens que apresentam excesso de peso também sofrem alterações como a redução no nível de testosterona e o aumento de estradiol, o que compromete a produção de esperma podendo gerar falha na hora da concepção.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas