Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/11/2010
Perigos do excesso de atividade física

PERIGOS DO EXCESSO DE EXERCÍCIOS

Oxidar gordura é um processo relativamente"rápido". Se há uma prática de atividades aeróbias, orientadas em 30 dias já é possível sentir diferenças no corpo, visualmente juntamente com a redução na alimentação. No entanto, ganhar músculo é um trabalho bem mais demorado.

O "over training" sobrecarrega o organismo. Pesos em excesso podem interferir seriamente nos ossos e nas articulações, acarretando lesões ortopédicas. Por isso, ganhar músculos em pouco tempo pode ser bem perigoso.

O excesso de treinamento com atividades aeróbias também sobrecarrega o coração, pois aumenta a espessura de sua parede. Ao invés de ficar mais eficiente, pode gerar sérios problemas. Além disso, o "over training" aumenta a freqüência cardíaca, que sem um controle adequado, pode levar o indivíduo até a morte, sobretudo se tiver mais de 40 anos.

É comum pessoas idosas exagerarem na atividade física por acreditarem que estão fazendo bem ao coração, desconhecendo os riscos para sua vida.

O excesso de exercícios leva ainda ao envelhecimento precoce, por aumentar a produção de radicais livres. Um maratonista vai aparentar ser mais velho. Como tudo na vida, moderação é o melhor, por isso, prefira sempre o acompanhamento de professores de Educação Física especializados. Faça antes uma Avaliação e Orientação Física.

Os exercícios ajudam você a manter o corpo em forma, alivia o stress e estimula o seu metabolismo. Mas uma vida agitada pode não permitir que você tenha tempo de ir à academia. Entrar numa academia pode, também, ser muito caro para o seu bolso. Qual a solução?





Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri, Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas