Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

29/10/2010
Alimentação para a melhor idade

A maioria dos idosos conserva os hábitos de alimentação formados quando ainda eram mais jovens. Entretanto, muitas pessoas nessa faixa etária correm risco de desnutrição por vários motivos:

- Falta de informação sobre uma nutrição adequada
- limitações financeiras
- incapacidade física, que interferem com a compra e preparo de alimentos
- isolamento social
- anorexia (falta de apetite)
- mal absorção provocada por doença gastrointestinal agravam ainda mais o estado nutricional do idoso.

O uso à longo prazo de certas drogas terapêuticas que interferem com a absorção e o metabolismo de nutrientes, pode também causar desnutrição nos idosos.

As modificações na alimentação de um idoso podem ser necessárias devido a certas características próprias do processo de envelhecimento.

O QUE OCORRE NA MAIORIA DOS IDOSOS

À medida que se envelhece, as necessidades de energia do corpo diminuem, mas ao mesmo tempo, cresce a demanda por alguns nutrientes. Embora o envelhecimento seja inevitável, alguns cuidados podem prevenir muitas das alterações degenerativas comuns em idosos.

De um modo geral, os idosos são o grupo mais mal nutrido de todos e há muitas razões para isso: o apetite, o paladar e o olfato diminuem com a idade, tornando a comida menos atraente. Muitas pessoas tem dificuldade em mastigar, além disso, azia, prisão de ventre, intolerância a lactose e outros problemas digestivos aumentam com a idade. Estes e vários outros fatores fazem com que o idoso acabe tendo uma dieta a base de chá, torradas, doces, sopas instantâneas e outras comidas prontas que não atendem as necessidades nutricionais.

RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS PARA O IDOSO

Com a idade, o corpo fica menos eficiente para absorver e usar alguns nutrientes; a osteoporose e outras doenças comuns em pessoas mais velhas também alteram as necessidades nutricionais. Conseqüentemente, o idoso pode precisar de quantidades extras dos seguintes nutrientes:

Cálcio: previne a osteoporose e manter os ossos saudáveis
Fibras: previne a prisão de ventre
Potássio: especialmente se tiver prisão de ventre ou utilizar diuréticos
Vitamina B12: participa da formação das células vermelhas do sangue e mantém os nervos saudáveis
Vitamina D: participa da absorção do cálcio
Zinco: ajuda a compensar a diminuição da imunidade

DICAS PRÁTICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

Estabeleça horários regulares para as refeições
Torne sua refeições agradáveis, mesmo comendo sozinho. Arrume a mesa ou utilize uma travessa bonita. Ponha a sua música preferida para levantar o humor.
Se não gosta de comer sozinho, organize almoços ou jantares com os amigos e vizinhos.
Escolha pratos que proporcionem contrastes de cor, textura e sabor - use ervas e temperos. Uma pitada de noz-moscada ou canela pode compensar o paladar diminuído.
Beba 6 a 8 copos dágua, suco ou outra bebida não alcoólica por dia. Pessoas idosas geralmente sentem menos sede ou reduzem a ingestão de líquidos devido à incontinência urinária. Isso pode contribuir para prisão de ventre e problemas renais, além de aumentar o risco de desidratação no verão.
Se você tem problemas de mastigação, não há necessidade de fazer dieta líquida. Em vez disso, prepare peixe ou carne cozida e purês de legumes, sopas e outros alimentos nutritivos.
Faça caminhadas diárias ou outro exercício físico, não sem antes procurar orientação do seu médico. O exercício físico não apenas preserva a força muscular, mas também melhora o apetite e o humor.

A MULHER IDOSA

A mulher quando chega aos 40 anos deve estar mais atenta à sua alimentação, por 3 motivos principais: osteoporose, envelhecimento precoce e menopausa.

Com relação à osteoporose, é muito importante que a mulher coma muitos alimentos fonte de cálcio, tais como: leite e iogurte desnatado, peixes enlatados (com as espinhas), alimentos ricos em vitamina D (por exemplo os laticínios), verduras de cor escura (exceção feita ao espinafre por conter ácido oxálico que inibe a absorção do cálcio). Deve-se evitar o consumo de álcool e cafeína por estimularem a produção de urina e acelerar a perda de cálcio.

A menopausa também é uma alteração fisiológica que costuma aparecer a partir dos 40 anos. Ela resulta do declínio progressivo dos níveis de estrogênio, causando o fim da menstruação. Esse declínio pode causar calores, suores noturnos, insônia e ressecamento da vagina. Muitas mulheres preferem contrabalançar a falta do estrogênio com um tratamento de reposição hormonal. Essa reposição consegue contrabalançar alguns efeitos da menopausa, mas não interrompe o envelhecimento. O ideal é combinar uma dieta saudável, onde incluímos o amido, legumes, frutas, carnes magras e laticínios. Tal qual a osteoporose, a menopausa exige que as mulheres comam alimentos ricos em vitamina D e cálcio..

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas