Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

22/10/2010
Dores lombares e agachamentos

Agachar é um movimento complexo que exige movimento simultâneo dos mais longos segmentos do corpo: o tronco (que será nosso primeiro segmento), o fêmur e a tíbia.

Trata-se de um exercício funcional, o que significa que precisamos desse tipo de força para nossas tarefas diárias: tente levantar-se de uma cadeira se você não pode suportar o peso do próprio corpo! Sem contar o fato de que este é um grande exemplo de como fortalecer quadríceps e glúteos com contração de todos os músculos das pernas.

Então onde está o problema? Usualmente no comprimento dos 3 segmentos. Se os 3 segmentos - tronco fêmur e tíbia - fossem do mesmo comprimento para todos, nós não encontraríamos índice de problemas nem próximo do encontrado hoje no agachamento. Isso permitiria a barra "viajar" verticalmente com suave movimentação das 3 articulações simultaneamente (algumas pessoas são abençoadas com esse biótipo). Estas são as pessoas que observamos executar os agachamentos com facilidade. Muitas pessoas, entretanto, não se enquadram nesta categoria e necessitam de cuidados para agachar.

Faremos agora um pequeno teste para ver se você é uma delas. Fique de lado para um espelho ou para um parceiro. Observe o comprimento do seu fêmur. Compare-o agora com o comprimento do seu tronco.

Muito de vocês encontrarão um fêmur maior que o tronco - isto ocasiona problemas para agachar.

Quando você começa a descida, move o fêmur na vertical para a horizontal. Quando se aproxima do ponto mais baixo do agachamento, o longo fêmur "empurra" o quadril para trás, fazendo com que o tronco se incline pra frente. Nós precisamos compensar o tamanho do fêmur com ajustes nos ângulos que utilizaremos.

Por exemplo: se você mantiver seus pés muito unidos a situação fica ainda pior. Na medida em que você afasta os pés a situação melhora - e fica ainda melhor se você separar mais ainda os pés, mantendo as pontas ligeiramente abertas.

Aumentando o afastamento, portanto, podemos compensar o comprimento do fêmur - assim aumentamos o conforto do exercícios para as costas.

Comece com os pés na largura dos ombros e afaste progressivamente até que o tronco não se incline mais no agachamento. Isto continuará sendo um excelente estímulo para os músculos a serem trabalhados.

Lembre-se sempre que o centro da patela deve apontar para os dedos dos pés. Mantenha o peito levantado e nunca ultrapasse o ângulo de 90 graus nos joelhos, especialmente se você é um iniciante.

Lembre-se de que agachar é uma habilidade e como toda habilidade requer prática.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas