Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

15/10/2010
Alimentação Saudável Natural X Dietas da Moda


Vai chegando essa época do ano, principalmente entre os meses de Outubro e Novembro e a correria para obter um corpo sarado e em forma para o verão se torna o maior desafio nas academias de ginástica e no cardápio daqueles tradicionais brasileiros que deixaram mais uma vez para a última hora a difícil missão de perder todos aqueles quilinhos indesejáveis adquiridos ao longo do ano em tempo recorde, antes do tão esperado sol do verão.

As revistas do segmento indicam dietas que prometem milagres através de cardápios, pílulas, farinhas emagrecedoras, sugestões de exercícios e massagens estéticas que afirmam que é possível desfrutar do sol com aquele corpão desejável. Mas, na verdade a moral dessa história é outra, muita gente exagera nos exercícios físicos e dietas, em busca de resultados rápidos, o que não é uma alternativa saudável e no final das contas, acaba adquirindo problemas para sua própria saúde.

No entanto, como essa é uma cultura que dificilmente se dissipará, a nutricionista Natália Dourado também consultora do Espaço Sentir Bem - que oferece todos os sábados, um completo e saboroso café da manhã funcional aos seus clientes, passa algumas dicas para entrar em forma sem sacrificar a saúde e para mantê-la durante o verão.

Devemos restringir o consumo de alimentos com grandes quantidades de açúcar e gorduras, pois, o excesso destes nutrientes prejudica o metabolismo, deixando-o mais lento, facilitando assim o ganho de peso. No verão não podemos fazer nenhum tipo de dieta milagrosa com a finalidade de perder peso em tempo rápido, pois, isto traz grandes prejuízos à saúde. É importante também que não deixemos de fazer nenhuma refeição diária, o mais adequado é aumentar o número de refeições e diminuir o volume das mesmas, isto faz com o que nosso organismo não fique longos períodos em jejum e recebendo nutrientes de 3 em 3 horas, mantendo o metabolismo num ritmo ideal e todas as nossas funções fisiológicas.

Vale ressaltar, que não adianta se alimentar de 3 em 3 horas se as preparações não tiverem qualidade. Dê preferência aos carboidratos complexos que são aqueles integrais que nos fornecem vitaminas e minerais, além de fornecer também as fibras dietéticas que são essenciais para um bom funcionamento intestinal e também ajudam a dar sensação de saciedade evitando grandes exageros durantes as refeições. Lembre-se que fazer atividade física sem se alimentar antes do treino compromete totalmente a sua saúde, pois a glicose é o principal combustível energético para o nosso corpo.

Uma alimentação adequada para o verão pede alimentos leves e de preferência aqueles que apresentam grande quantidade de água como, por exemplo, as frutas, verduras e legumes. Estes alimentos são grandes fontes de vitaminas e minerais, a partir de uma alimentação bem balanceada e variada conseguimos alcançar as necessidades necessárias de diversos nutrientes diariamente.

“É muito importante também o consumo da água e líquido não só nesta época do ano, mas diariamente. Os sucos de frutas além de ajudarem a matar a sede nos fornecem diversas vitaminas e minerais que contribuem para a manutenção adequada do nosso organismo, dentre estes nutrientes encontramos vitaminas e minerais com poder antioxidante como é o caso das vitaminas A, C e E e no caso dos minerais temos o zinco, selênio, manganês entre outros”, passa a dica a nutricionista Carolina Padilha Consultora da Clini Beauty Nutrition.

Mais ou tão importante quanto ter um corpo em forma no verão é manter a saúde, ela será responsável pela disposição para viver momentos intensos e felizes durante essa temporada.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Nutrição e Saúde com Dra. Rosana Farah





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas