Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

10/07/2006
Lesões na corrida

Durante a corrida, a força gerada sob o pé é de 2 a 3 vezes o peso do corredor. Isto proporciona uma grande sobrecarga nas articulações e na musculatura, podendo ocasionar lesões.

Mas, estas lesões podem ser prevenidas se forem tomados alguns cuidados. Na maioria das vezes, a lesão ocorre por uso de um tênis errado, terreno inadequado ou aumento rápido da sobrecarga de treinamento.

Alguns cuidados são essenciais para evitar lesões:


1. Procure um tênis com solado alto e com um bom sistema de amortecimento.

2. A estabilidade é um fator importantíssimo para se evitar a lesão. Alguns tênis proporcionam um bom amortecimento, mas perdem em estabilidade. Isso acaba por gerar grandes sobrecargas nos tendões e articulações, principalmente se houver uma mecânica de passadas incorretas (pronação ou supinação)

3. O tênis deve se adequar às características do pé e do tipo de pisada. A escolha do tênis errada aumenta as chances de ocorrerem lesões

4. Procure fazer grande parte dos seus treinos em terrenos macios: grama ou terra. Evite, ao máximo, correr no cimento

5. Procure não aumentar em mais do que 5 % a quilometragem semanal. O aumento rápido da quilometragem é o principal fator de incidência de lesão.

6. Os treinos de velocidade também devem ter aumento progressivo. Não faça um treino forte após o outro. Espere o corpo se recuperar

7. Procure fazer alongamentos antes e após a corrida, pelo menos 10 minutos.

8. Se você estiver com pouco tempo para correr, é preferível correr dez minutos a menos do que deixar de fazer exercícios de alongamento.

9. O alongamento deve ser realizado de forma estática e não com balanceio, priorizando a musculatura que será trabalhada.. As posições devem ser mantidas por 20 ou 30 segundos.

10. Antes da corrida, o alongamento tem a finalidade de pré-aquecer a musculatura, procure não trabalhar neste momento com grande amplitude.

Depois da corrida como a musculatura já está aquecida, o alongamento poderá ser feito com maior amplitude. Ter um cuidado especial após os treinos longos ou fortes, pois a musculatura está muito contraída. Assim, deve-se fazer um alongamento com aumento progressivo da amplitude.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Corrida com Prof. Emerson Vilela e na de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas