Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

24/09/2010
Herpes

O herpes simples tipo I que geralmente ocorre nos lábios ou perioral, com a presença de “pequenas bolhinhas” agrupadas sobre uma base inflamada e que recidiva com certa freqüência.

São alterações desconfortantes que podem ou não vir acompanhadas de queda do estado geral e até uma febre pouco elevada. Pode também infeccionar por bactérias agravando o quadro clínico e os gânglios afetados (íngua).

Outras regiões da pele também podem ser afetados como os olhos por exemplo.

Existe uma 2ª forma de herpes simples que seria do tipo II, que acomete mais a região genital e próxima a ela.

Evidentemente devido aos hábitos sexuais diversos, hoje podemos encontrar o tipo I na região do II e vice-versa.

Alguns fatores podem aumentar a freqüência ou alterar a gravidade de cada surto, como doenças debilitantes e imunodepressoras como a diabetes, AIDS e afecções onde o paciente tenha que se utilizar de quimioterápicos.

Exposições solares, vida irregular (sono, cansaço, muita atividade psíquica e/ou física) podem gerar facilidade da instalação da doença, ou recidivas de surtos.

Doenças outras como o herpes zoster, popularmente conhecido como “cobreiro” talvez pelo nome inicial causem muita confusão com o herpes simples, mas trata-se de doença não recidivante, grave e extensa que acomete uma faixa de seguimento cutâneo.

Hoje com os cuidados preventivos, orientações específicas, drogas antivirais de uso tópico e sistêmico, consegue-se conviver com esta virose de uma forma bem mais aceitável.

Para que isto possa ocorrer, na vigência da afecção que tenha estas características, deve o paciente orientar-se através do conhecimento de um Dermatologista.

Normalmente a palavra herpes resulta em certa apreensão ao paciente de maneira geral.

Todavia ela por si só não define muita coisa e por vezes é extremamente confundida com outras afecções dentro da população em geral.

O herpes simples é uma doença viral que afeta mais freqüentemente a pele e distingui-se em duas variantes.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas