Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

24/09/2010
Treino intervalado é uma boa opção para correr

Os treinamentos para corrida, direcionados ou não para maratonas, devem proporcionar ao corredor bons resultados de resistência, força e velocidade. São treinos voltados para o condicionamento anaeróbico e aeróbico. Cada um destes resultados devem combinar entre si proporcionando capacitação global compatível com as particularidades de cada prova. Os treinos de intensidade intermediária são aqueles de ritmo, intervalados longos e fartleks.

O treino intervalado tem se mostrado bastante efetivo para corredores de diferentes distâncias. As melhorias são observadas independente do nível de condicionamento do praticante. Mas para que isto ocorra é preciso que o corredor tenha controle da situação fazendo um treinamento correto.

Ele explica que o intervalado deve ser estruturado, progressivo e controlado. Na prática é um treino que consiste em alternar "tiros" curtos de corrida com trotes e caminhadas. É um método de treinamento que envolve mudanças de ritmo. Uma corrida rápida seguida de uma lenta, que também pode ser chamada de intervalo de recuperação e que dá nome ao treino.

Como em qualquer outro exercício, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Segundo Barbosa, cada treino deve ser precedido de aquecimento e alongamento. "É importante lembrar que a intensidade da corrida, durante cada um dos tiros, é muito grande, superior à que ocorre nas corridas contínuas. Músculos e tendões estarão sendo exigidos próximos aos seus limites. Portanto, o cuidado deverá ser dobrado para evitar qualquer risco de lesão", explica.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas