Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

24/09/2010
Reduza o colesterol com fibras

A ocorrência de doenças coronarianas tem levado muitos pesquisadores a realizar estudos comparativos com populações menos atingidas por esses problemas. Os resultados encontrados tem demonstrado existir uma relação entre a prevalência crescente dessas doenças com o consumo de dietas com menor conteúdo de fibras.

Inúmeros autores publicaram nas últimas décadas, ensaios científicos comparando a ingestão de fibras e a prevalência da doença coronariana.

Bijlani citou o efeito hipocolesterolêmico das fibras , especialmente em indivíduos que apresentam níveis elevados de colesterol , associado com a ingestão de dietas ricas em colesterol.

Existem algumas teorias para explicar a ação das fibras sobre o metabolismo das gorduras .

A absorção de água , pelos diferentes tipos de fibras , produz uma diluição que altera a digestão e absorção das gorduras.

Estudos realizados sobre a modificação da flora intestinal tem levado a crer que isto pode ocorrer em parte devido à um aumento da água das fezes , o que também contribuiria para a maior diluição do conteúdo fecal e conseqüente alteração na digestão e absorção de gorduras.

Quanto à capacidade das fibras de absorver ácidos biliares , segundo Story , isto leva a uma dupla perda de colesterol.

A absorção intestinal de colesterol depende da disponibilidade de sais biliares e fosfolipídeos para a formação de micelas . Se os níveis de ácidos biliares estão reduzidos, o resultado seria a conseqüente queda na formação de micelas.

As fibras se ligam aos sais biliares no intestino , diminuindo sua reabsorção , o que resulta em menos colesterol disponível no fígado para a síntese de lipoproteínas . As fibras solúveis são quase completamente fermentadas no cólon , produzindo ácidos graxos de cadeia curta , os quais podem inibir a síntese hepática de colesterol e incrementar a depuração de LDL .

Embora a absorção de colesterol seja alterada por várias fontes de fibras , nem todas produzem o mesmo efeito. A lignina tem efeito hipocolesterolêmico , enquanto a celulose pouco altera o metabolismo dos lipídeos. Já o consumo de pectina demonstra resposta positiva na redução dos níveis de colesterol.

A pectina é um polímero gelacturônico presente na casca branca interna de várias frutas, principalmente as maçãs e as frutas cítricas.

Vários estudos tem demonstrado seu efeito hipocolesterolêmico na redução do níveis séricos e hepáticos de colesterol total em indivíduos sadios.

Durrington verificou o efeito da pectina em 12 homens sadios, que acrescentaram em sua dieta habitual, 5 g. de pectina em pó, 3 vezes ao dia, misturados em água ou suco de laranja, durante 4 semanas, onde os resultados obtidos foram, redução importante nos níveis de colesterol, apoproteína B e triglicérides.(7)

Em 1977 , estudos internacionais mostraram que 100g/dia de farelo de aveia em dietas de diabéticos , diminuíam o colesterol em 36% , o LDL em 58% e aumentava o HDL em 86% . Hoje , sabe-se que a ingestão diária de 56g de farelo de aveia associado à dieta com baixos níveis de gordura , diminui os níveis séricos de colesterol em 19%.

Embora já esteja comprovada essa ação das fibras solúveis , ainda não se conhece totalmente seu mecanismo , contudo , sabe-se que elas modificam a absorção e o metabolismo dos ácidos biliares , aumentando a excreção do colesterol. As fibras interferem ainda na absorção e metabolismo dos lipídeos e produzem ácidos graxos de cadeia curta , a partir da fermentação.

A recomendação de ingestão de fibra alimentar total para adultos é de 20 a 30 g/dia , sendo 25% ( 6 g) de fibra solúvel.

O grupo de cereais e seus derivados e as leguminosas representam boas fontes alimentares , assim como as frutas. A melhor maneira de se alcançar esta recomendação é aumentar a ingestão desses alimentos.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Nutrição e Saúde com Dra. Rosana Farah





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas