Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

03/09/2010
Fisioterapia ou academia?

Você muitas vezes tem dúvida se deve procurar um professor de educação física ou um fisioterapeuta ? Veja aqui as explicações e não se engane mais...

Quando sentimos alguma dor relativa ao sistema músculo-esquelético, o que vem a nossa cabeça?”...Estou enferrujado, preciso fazer alguma atividade física...” “...Acho que vou ao ortopedista para que ele me passe algum remédio e algumas sessões de fisioterapia...”


Mas a questão é: Qual profissional estará mais apto a atender as minhas necessidades?

Analisando do ponto de vista curricular, a fisioterapia tem como um de seus objetivos principais realizar tratamentos de cura diagnosticados pelos ortopedistas e fisiatras.

Já a Educação Física tem como principal objetivo promover uma conscientização corporal, educando o paciente/aluno para a prevenção de determinadas patologias e uma melhor qualidade de vida, utilizando como ferramentas a prática de esportes e a pedagogia.

Isso, na prática, quer dizer que o profissional de educação física e o profissional de fisioterapia se complementam.
Vamos tomar como exemplo um quadro clínico onde temos um paciente com dores fortes no ombro direito seguidos de espasticidade (enrijecimento muscular), edemas (inchaços) e perda da mobilidade articular onde após uma consulta ao ortopedista foi diagnosticado uma inflamação na bursa (cápsula articular) denominada bursite.

Neste caso o primeiro passo é eliminar o processo inflamatório e suas complicações, e para isso nada melhor que um antiinflamatório que só poderá ser prescrito pelo médico. O segundo passo seria algumas sessões de fisioterapia a fim de reabilitar o paciente as suas funções cotidianas utilizando equipamentos eletroterápicos e cinesioterápicos como instrumentos de trabalho.

Então até o segundo passo promovemos apenas a cura da bursite. Mas e sua prevenção?
Alguns profissionais orientam o paciente a eliminar do dia-a-dia as tarefas que o levaram ao quadro inflamatório, limitando-o.


Mas será essa a solução?

A solução seria a inclusão de um terceiro passo, onde um profissional de educação física capacitado promoveria ao paciente/aluno atividades de fortalecimento músculoesquelético evitando assim qualquer limitação, prevenindo-o de dores futuras.

O importante é sabermos diferenciar as funções de cada profissional para que possamos saber suas possibilidades e suas limitações.
O profissional de educação física não pode em maneira alguma iniciar um tratamento terapêutico sem um diagnóstico mais preciso da patologia em questão, observando se a mesma se encontra na fase aguda ou crônica.

É importante também observarmos as terapias alternativas, baseadas em massagens e manipulações, que prometem resultados milagrosos. Estas terapias devem ser executadas por profissionais capacitados e em sua grande maioria se limita apenas a utilização de “cremes e mãos” como instrumentos de trabalho.

Em resumo, devemos conhecer as funções de cada profissional para que possamos, dessa forma, seguirmos a linha correta de solução de nosso problema sem uma eventual complicação.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini e Musculação com Prof. Amauri Altieri

Veja também o Módulo de Corrida e a Coluna de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas