Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

26/07/2006
O que é um “sopro cardíaco”?

O coração possui algumas estruturas que permitem que o sangue flua em um sentido, mas não no outro. Essas estruturas são chamadas de valvas. São elas as responsáveis para que o sangue tenha um sentido de fluxo unidirecional e possa ser distribuído pelo coração a todos os órgãos do organismo.

Em condições habituais o sangue corre sem obstruções ao seu fluxo, não provocando nenhum ruído com isso. Em certas circunstâncias, quer seja por defeitos congênitos, isto é, adquiridos antes do nascimento, quer seja por doenças que acometam as valvas, elas podem apresentar estreitamentos (estenose) ou permitir que o sangue retorne por elas (insuficiência). Quando existe uma estenose ou insuficiência valvar, o fluxo de sangue gera um turbilhão, o que pode ser auscultado como um sopro. Ele pode ter características específicas conforme a valva acometida e o tipo de lesão da mesma. Nem sempre, no entanto, ele está relacionado a uma lesão anatômica da valva, mas pode ser provocado, também, por situações em que o fluxo de sangue esteja elevado. Nessa situação também há um turbilhonamento do sangue, que pode ser auscultado como sopro, o que é relativamente comum em crianças.

Os sopros muitas vezes são detectados em consultas médicas de rotina ou em exames admissionais para trabalho ou academia. Outras vezes, a lesão da valva provoca sintomas como falta de ar, cansaço a pequenos esforços, edema nas pernas, quando então o médico é procurado e o diagnóstico da lesão realizado. Por isso, quando for sugerido um sopro cardíaco em algum exame médico, procure por um cardiologista que possa lhe dar as informações exatas a respeito e orientar a investigação da lesão valvar, se esta realmente existir.


Por Dr. Dirk Schreen
Veja mais sobre em nossa coluna de Cardiologia com Dr. Ricardo Tavares de Carvalho





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas