Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

20/08/2010
Benefícios do tomate e do azeite

O consumo excessivo e desequilibrado de alguns alimentos e temperos, como sal, doces, frituras e carnes gordurosas, contribui para a elevação do colesterol, da pressão arterial, do açúcar no sangue, facilitando o desenvolvimento de várias doenças: hipertensão, diabetes, infarto do miocárdio, entre outras.

O contrário também é verdadeiro: o consumo de alimentos saudáveis e de forma balanceada é importante aliado para a prevenção de doenças. Um exemplo é o azeite, óleo vegetal extraído da prensagem do fruto da oliveira, a azeitona, que traz inúmeros benefícios à saúde por ser fonte de gordura monoinsaturada, relacionada à redução do LDL, conhecido como mau colesterol, sem reduzir as taxas de HDL, o bom colesterol.

Vários estudos comprovam seus efeitos, como os realizados em países do Mediterrâneo, nos quais a expectativa de vida das pessoas mostrou-se maior do que em países onde não se usa azeite, o que confirma que o consumo de gordura monoinsaturada contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares. O azeite fornece nove calorias por mililitro e, por este motivo, não deve ser utilizado em grandes quantidades.

Outro aliado da saúde é o tomate, a segunda hortaliça de maior consumo no Brasil, perdendo para a batata, tem baixo teor de gordura e de energia, fonte importante de vitaminas A e C, de sais minerais, de fósforo e potássio. Um tomate de 100 gramas tem 24 calorias, 0,30 gramas de gordura, 60 microgramas de retinol e 3,1 miligramas do pigmento licopeno. Este pigmento age como antioxidante, auxiliando na prevenção de diversos tipos de câncer, principalmente o de próstata.

Os tomates vermelhos e amarelos possuem essa cor em função da presença de carotenóides específicos: licopeno e b-caroteno, respectivamente. Nos verdes, a clorofila, pigmento essencial à fotossíntese, é retida com o amadurecimento. A cor dos roxos deve-se a outra classe de pigmentos, as antocianinas.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas