Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

13/08/2010
Como escolher a sua academia?

Além de contribuir para tornar o corpo mais bonito, realizar uma atividade física é algo muito importante na hora de conquistar o sonhado bem-estar e a qualidade de vida. Mas vá com calma, não basta sair por aí, se matricular em qualquer academia e iniciar os exercícios. Primeiro aprenda a escolher o lugar certo! É mais fácil do que você imagina, basta tomar alguns cuidados importantes.

Segundo Carlos Cintra, preparador físico especializado em Fisiologia do Exercício, na hora de escolher uma academia de ginástica, não adianta observar apenas os aparelhos. “Converse com o professor, pergunte se ele é formado e qual o número dele no Conselho Regional de Educação Física (Cref), credencial dos profissionais do setor. Entre em contato com o Cref do Estado respectivo, e certifique-se de que o professor é realmente credenciado.”

Se houver um estagiário no local, saiba que em hipótese alguma ele pode prescrever um programa de treinamento para uma pessoa. Além disso, não aceite a orientação de quem está estagiando, a não ser que ele esteja sendo supervisionado por um profissional formado.

Cuidados importantes

Com as academias cada vez mais lotadas, principalmente nos horários de pico, entre 18h e 20h, é comum ver filas de espera por uma bicicleta ou esteira, por exemplo. Antes de fazer a matrícula, pergunte se há limite de tempo nos equipamentos. Já imaginou se o professor prescreveu um treinamento de 40 minutos e nos horários em que a academia está mais cheia, você só pode ficar por 30 na bicicleta? O rendimento atingido não será o desejado.

Na sala de musculação, uma das aulas mais procuradas, o problema pode ser maior ainda. Verifique se a área possui um espaço grande com pesinhos. Nos horários em que os aparelhos estiverem todos ocupados, você pode realizar outro programa de treinamento. “Para iniciantes é até melhor realizar os exercícios com os pesos, eles exercem menos pressão na coluna. Depois de alguns dias de treinando não há problema em treinar nos aparelhos, pois a musculatura já está preparada para suportar cargas”, explica Carlos Cintra.

De acordo com Priscilla de Arruda Camargo, especialista em Avaliação e Orientação Física e coordenadora geral da Alti Assessoria em Fitness, quando uma pessoa decide se matricular em uma academia é interessante visitar pelo menos duas para ter parâmetro de comparação. Ao chegar lá, analise os seguintes aspectos:

O atendimento na recepção. Se eles tentam pressionar a compra de um plano, fique atento, isso é um péssimo sinal;
A limpeza geral e dos vestiários deve ser impecável;
Caso aconteça algum acidente durante a aula é importante que a academia saiba qual o hospital de preferência do aluno, além de ter o telefone de um responsável;
É importante que a academia solicite uma avaliação física e médica para iniciar as atividades. Se não for obrigatório desconfie, pois nunca se deve realizar um programa de exercícios sem antes realizar um exame;
Se você já conhece bem a rotina da academia, os planos extensivos (seis meses e um ano) possuem preços e condições de pagamento melhores. Mas se for um lugar que ainda não conhece direito, prefira um plano trimestral. O mensal não é recomendado, além de ser mais caro, um mês não é tempo suficiente para criar uma rotina e conhecer bem o lugar;
Outra coisa importante para ser observada é o tamanho do vestiário e o número de chuveiros. Quanto maior o número, melhor assim você não corre o risco de se atrasar para o trabalho, por causa da fila para tomar banho, por exemplo;
Antes de realizar a matrícula, saiba se a academia escolhida possui vagas suficientes para guardar o carro, ou se existe algum convênio com o estacionamento mais próximo.
Para saber se você está pagando por um preço justo, analise a qualidade e o número de equipamentos na sala de musculação, por exemplo, são equipamentos caros. Além disso, a região em que está localizada também influencia. Veja no quadro de horários de aulas se a academia tem variedade de atividades e horários para atender o aluno em qualquer período do dia, e não apenas quando a academia está mais cheia.

Uma boa sugestão é fazer a atividade próxima de casa, ou do trabalho. Para a locomoção não ser um empecilho. Quando a academia é perto do trabalho, melhor ainda. Se você pretende realizar as aulas pela manhã, além de sair mais cedo de casa tem a vantagem de não pegar trânsito e, ao final da atividade toma banho e se veste na academia mesmo. Agora se for treinar à noite, pode ser mais fácil, você dificilmente pegará transito para voltar para casa. “Para as mulheres é mais complicado sair direto da academia para o trabalho pela manhã, em função de roupas, maquiagem e acessórios”, diz Priscilla.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini. Musculação com Prof. Amauri Altieri e Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas