Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

09/07/2010
Tratamento de hérnia de disco pode ser realizado sem cirurgia

De 60 a 80% da população mundial acima dos 30 anos se queixa de algum tipo de dor nas costas, eventual ou crônica. Algumas lombalgias (dores na região lombar) podem evoluir para a hérnia de disco. Quando isso ocorre, no Brasil a indicação de tratamento costuma ser cirúrgica. O procedimento cirúrgico não trata diretamente a causa da hérnia de disco, que está no deslizamento das vértebras, mas apenas retira a massa discal que saiu para fora da vértebra. A fisioterapia analítica, fundamentada no Conceito Sohier, método muito difundido na Europa e respeitado pela comunidade científica local, consegue tratar uma patologia como dor nas costas sem cirurgia e tratando diretamente a origem do problema.

O primeiro passo é localizar e identificar a lesão. Isto é feito com o teste da barreira motriz que identifica bloqueios e lesões em alguma vértebra lombar. Este teste identifica se a articulação está no devido lugar e se houve deslizamento. O tratamento articular analítico utiliza uma técnica manual muito leve e suave que não causa dor e que trata diretamente a origem da patologia.
A fisioterapia analítica realmente é um método muito eficaz no tratamento da hérnia de disco. Devemos considerar 3 aspectos em relação ao tempo do tratamento: o tempo da lesão, a idade do paciente e o grau de desgaste da articulação. A análise destas 3 variáveis vai definir o tempo do tratamento, comenta a fisioterapeuta Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica.

O Conceito Sohier chegou no Brasil há 10 anos. Na Europa, a técnica é utilizada há 60 anos e tanto a população quanto a comunidade científica comprovam sua eficácia. No Brasil, o Instituto de Fisioterapia Analítica é pioneiro no Conceito Sohier, atendendo pacientes e formando fisioterapeutas de todo o país na prática clínica desta nova visão terapêutica.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Beleza e Estética com Orlando Sanches





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas