Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

25/06/2010
Correr vale a pena!

Se você ainda não começou seu plano de corrida... eis aqui alguns motivos importantes para que você pratique e se apaixone por esse esporte. Além de eliminar peso, liberar o estresse entre outros; correr melhora até o sexo.

Veja alguns dos benefícios causados pelo esporte:

Mais agilidade

Ao submeter um grupo de pessoas heterogêneas a um programa de corrida de doze semanas, cientistas japoneses descobriram que todas elas tiveram altas pontuações nos testes de agilidade. O curioso é que os resultados foram inferiores, depois de interrompido o programa. Alguns dos motivos para que isso ocorra é que o cérebro oxigena mais com a melhora da circulação e da respiração, que deriva do ato de correr. Esse exercício também é capaz de promover melhoria no controle nervoso, aumentando a coordenação.

Corra pelo menos três vezes por semana por meia hora. Faça isso todas as semanas e assim manterá uma melhor agilidade mental.

Previne o diabetes

Quem faz atividade física tem mais tolerância e absorve a glicose evitando, assim, o diabetes. Várias pesquisas revelaram que quem se exercita 5 vezes por semana tem menor risco de se tornar diabético do que quem treina uma vez.

Encaixe um treinamento extra em sua semana, mas faça isso com bom senso. Por exemplo, quem treina 4 vezes por semana deve dar um intervalo entre as corridas. Corra terça-feira, quinta-feira, sábado e domingo. Descanse nos outros dias.

Pressão sanguínea baixa

Analisando grupos diferentes de "corredores"(com idades variadas), percebe-se clara correlação entre baixa pressão sanguínea e os melhores tempos. A maneira mais eficiente de diminuir sua pressão é trabalhando a velocidade em um terreno plano.

A atividade física controla o peso e o metabolismo, o que interfere positivamente na sua pressão arterial.

Após seu treinamento normal de corrida, acelere o máximo durante 10 segundos e vá diminuindo pouco a pouco. Trote suavemente por 30 segundos a 1 minuto e repita a série de 6 a 10 vezes.

Aumento no nível de colesterol bom

Corredores de distancias mais longas têm o nível maior de HDL(colesterol "bom"), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar seu depósito nas artérias.

Faça suas corridas mais longas e opte por aumentar sua distância uma vez por semana. Se não está acostumado a correr muito, aumente de 10 a 12% por semana.

Melhor estado de ânimo

Um estudo da Universidade do Arizona constatou que o humor melhora depois de apenas 10 minutos de corrida suave, o que não ocorre com 20 minutos trotando. Comprovou-se também que duas sessões de 15 minutos consomem tantas calorias e produzem tanta melhora cardiovascular quanto uma corrida de 30 minutos contínua. Aproveite o efeito positivo que a corrida provoca em seu ânimo e corra 15 ou 20 minutos de manhã e repita a dose no final do dia.

Melhor qualidade do sono

Depois de uma dura jornada de trabalho, você pensa que está cansado para correr. Mas quando vai dormir percebe que não consegue pegar no sono. Isso pode ser um sinal de que está fazendo poucos exercícios. Saiba que atividades físicas, de um modo geral, melhoram a qualidade do sono, principalmente se ela for feita até no máximo, três horas antes de dormir.

Para quem mora perto do trabalho, uma boa opção é voltar correndo para casa. Faça com que a corrida se torne uma rotina. Estabeleça horários e lugares para a prática.

Mais desejo

A testosterona nos homens aumenta consideravelmente seu nível após 30 minutos de corrida e permanece assim durante uma hora aproximadamente. No caso das mulheres ocorre algo parecido. Estudos revelam que exercício vigoroso faz subir os hormônios relacionados com o desejo da mulher, além de aumentar a sensação de autoconfiança.

Corra com a sua namorada. É provável que depois do treino a "festa" continue...

Força nos ossos

A corrida em subidas é de algum modo a combinação de duas atividades que trazem benefícios para seus sistema ósseo: corrida + treinamento = força.

Cumpra um ritmo suave até a base de uma subida que seja gradual. Ataque a subida aumentando aos poucos a intensidade e mantendo a velocidade na parte alta. Quando chegar em cima, volte trotando muito suave ou caminhando. Se ainda assim não conseguir se recuperar, espere um minuto antes de recomeçar. Faça de 4 a 10 subidas.

Previne o câncer

O exercício feito de forma regular é o melhor método para proteger-se do câncer. A chave está no consumo de calorias em forma de gorduras e as corridas em ritmo intenso queimam mais do que as suaves. Isso porque o excesso de gordura corporal provoca desequilíbrios hormonais no organismo, sendo que algumas dessas substâncias podem acelerar o aparecimento de células cancerígenas. Também no estomago e, principalmente, intestinos, o exercício age melhorando o trânsito intestinal, evitando que agentes potencialmente cancerígenos, ingeridos na alimentação, fiquem muito tempo em contato com as paredes desses órgãos.

Depois de um aquecimento de 10 minutos, faça uma corrida contínua de 10 a 15 minutos a um ritmo mais lento do que um ritmo de corrida que você considere intenso. Pode se usar esse método uma vez por semana.

Já que você entendeu o quanto uma corrida pode fazer bem, pratique.Assim estará dando um grande passo para melhorar sua saúde e sua qualidade de vida. Mas atenção: iniciantes devem respeitar seu nível atual de condicionamento, adaptando as sugestões de cargas de treinos aos seus próprios limites físicos. Programas de caminhadas são mais indicados estes praticantes que, com o tempo e a evolução de sua aptidão física, poderão adicionar treinos de corrida ao seu programa de exercícios. Desse modo, irão também aumentar os benefícios para a sua saúde e bem-estar geral.

Deixe uma mochila no carro com seu tênis e sua roupa preparados... Assim quando sobrar um tempo no seu dia, pode correr à academia ou a um parque e iniciar sua prática esportiva.

Veja mais sobre o assunto no Módulo de Corrida com o Prof. Emerson Vilela



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo

Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

Musculação com Prof. Amauri Altieri

Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas