Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/06/2010
Esqueça o elevador!

Quem não gostaria de baixar o colesterol e aumentar o nível de aptidão física em apenas poucos minutos por dia?

Uma recente pesquisa médica afirma que isso agora é muito fácil. Um novo estudo da Universidade de Ulster (Jordanstown, Irlanda) revela que se você, chegando ao trabalho, ao invés de pegar o elevador, ir pelas escadas, estaria reduzindo o seu colesterol em 10 a 15 % - supondo que a subida leve pelo menos 6 minutos.

Este é apenas um dos benefícios que você vai adquirir levando-se em conta que subir escadas também melhora sua aptidão física assim como a força e a resistência muscular. O que você tem a fazer, então, é ir para o trabalho um pouco mais cedo do que de costume e esquecer que o elevador existe. E para isto você tem que estar com um calçado ideal, como um bom tênis.

Caso você tenha apenas um tênis com bom amortecimento, e use-o todo dia em suas caminhadas e/ou corridas de treinamento, este tênis deverá ter 2 a 3 meses e meio de vida útil, ou seja, seu amortecimento não terá mais tanta eficiência quanto seria necessária para diminuição de impactos.
O ideal seria que houvessem dois dois pares de tênis no mínimo, para que o sistema de amortecimento descanse pelo menos 48 horas e volte ao seu volume natural, aumentando assim a vida útil do solado.

Como conciliar a necessidade de praticar atividades físicas com nossos hábitos de vida e atividades profissionais?

Essa dificuldade é com certeza um dos maiores obstáculos para que o exercício seja incorporado de forma definitiva na vida de cada um de nós. Hoje, podemos considerar quase uma exceção os indivíduos que podem dispor de duas horas todos os dias para dedicar à prática de esportes.

A grande maioria realmente gostaria de poder fazer exercícios, porém, não consegue encontrar uma fórmula de conciliar seus horários, compromissos e , às vezes, suas necessidades financeiras com um investimento na saúde. Existe também um conceito antigo de que o exercício, para trazer benefícios, precisa ser realizado de forma contínua por um período de tempo nunca inferior a 30 minutos.

Como também se costuma acreditar que exercício precisa ser intenso e provocar suor abundante torna-se ainda mais difícil encontrar tempo para se preparar e se recuperar da "sessão".

Os novos conceitos da fisiologia do exercício aplicado à saúde estabelecem, entretanto, novas perspectivas na solução desse problema.

Inicialmente, devemos esclarecer que a atividade física para promover saúde não precisa e não deve ser intensa. Ao contrário, exercícios saudáveis são exatamente os exercícios moderados.

O problemas é que se costuma confundir exercício saudável com exercício para atletas. O atleta é uma exceção. Esse realmente precisa "sofrer" se quiser ganhar medalhas e quebrar recordes.

O indivíduo comum precisa, na realidade, deixar de ser sedentário e passar a ser considerado um indivíduo "ativo", não um atleta.

Mas o que é ser um indivíduo ativo?
Segundo trabalhos científicos mais recentes, ser um indivíduo ativo e diminuir em mais de 30% a probabilidade de ter uma doença do coração é gastar cerca de 2200 calorias por semana com atividades físicas, não necessariamente esportes.

Para se ter uma idéia, caminhar um pouco acelerado durante 30 minutos representa gastar cerca de 200 calorias para um indivíduo de 70 quilos.

Subir em ritmo confortável três andares pelas escadas representa gastar cerca de 50 calorias.

Num planejamento simples, um executivo que deixar o carro estacionado a 15 minutos de seu escritório e subir duas vezes por dia três andares de escada, voltando a pé para o carro ao final do dia, terá praticamente atingido o objetivo necessário.

Da mesma forma, podemos contabilizar todas as atividades diárias que representem gasto energético significativo nessa conta calórica.

Lavar um carro num fim-de-semana, cortar grama do jardim e outras atividades afins, também devem ser contabilizadas. Vale até o gasto calórico das relações sexuais. Estima-se que uma relação sexual "doméstica" represente cerca de 100 a 150 calorias.

Como vemos, obter saúde por meio de atividades físicas não é tão incompatível com uma vida de trabalho. Podemos perfeitamente encontrar nossa solução individual, com pequenas adaptações à nossa vida normal. A grande vantagem dessas pequenas mudanças é que elas podem realmente tornar-se definitivas. Dessa forma, estaremos mudando hábitos e ganhando saúde.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini. Musculação com Prof. Amauri Altieri e Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas