Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

18/06/2010
Conheça sobre os nutrientes: GORDURA

As gorduras são uma fonte de energia altamente concentrada e são usadas para acionar as reações químicas do organismo.

Na verdade, há dois tipos de gorduras – saturadas e não-saturadas. Elas diferem na composição química e na forma como afetam o seu organismo. As saturadas são encontradas em derivados do leite e alguns produtos de origem animal. Elevam a quantidade de colesterol no sangue, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças coronarianas. A maior parte das gorduras vegetais fornece quantidades maiores de gorduras não-saturadas, mais saudáveis.

Quase todos os ocidentais comem muito os dois tipos de gordura. Uma dieta saudável deve proporcionar não mais de 30% da ingestão total de calorias em forma de gordura. Sempre que possível devem ser escolhidas gorduras não-saturadas.

Embora o excesso seja prejudicial, alguma gordura é saudável. Pequenas quantidades de ácidos graxos, liberados de gorduras digeridas, são usadas como componentes estruturais das células, sendo, pois, importantes para o crescimento e restauração das células de todo o corpo. Elas são também valiosas no transporte das vitaminas A, D, E, e K.

As gorduras que ingerimos passam pelo estômago e vão para os intestinos, onde são dissolvidas pela ação de sais biliares, liberados pelo fígado. Enzimas secretadas pelo pâncreas transformam a gordura em ácidos graxos e glicerol, que podem penetrar na parede do intestino. Ali, eles se recombinam à razão de três moléculas de ácido graxo para uma de glicerol, formando triglicérides ou triglicerídeos, usados pelo organismo para fornecer energia. Os triglicerídeos, então, são absorvidos pelo sistema linfático e passados à corrente sangüínea, que os transporta, ligados a proteínas e colesterol, às células em todo o corpo.

Estas últimas, por sua vez, usam os ácidos graxos e o glicerol como fontes de energia. Toda a gordura em excesso, entretanto, é armazenada sob a pele, causando aumento de peso e obesidade. Alguns triglicerídeos são também transportados para o fígado, onde são usados para produzir colesterol.

Cuidado! As gorduras têm muitas calorias: fornecem cerca de 9 calorias por grama, contra apenas 4 por grama de carboidrato. Portanto, coma duas vezes mais alimentos ricos em carboidratos do que ricos em gorduras e ainda estará ingerindo menos calorias.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas