Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

05/06/2010
Como evitar a prisão de ventre?

Constipação Crônica pode ser prevenida com alimentação.

A Constipação Intestinal ou dificuldade de evacuar é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos e de nutricionistas. Mais conhecida como “prisão de ventre”, o mal atinge principalmente mulheres e idosos e pode ter causas físicas e emocionais. A professora do curso de especialização em Nutrição Clínica da FMP/Fase, Patrícia Andrade, explica que a frequência na evacuação varia de acordo com cada pessoa, e outros fatores, como o sedentarismo, a gestação, as alergias e a inibição, também contribuem para o problema.

A causa mais freqüente da constipação crônica, segundo a especialista, é a má alimentação. “A pouca ingestão de fibras e líquidos pode determinar, pois esses nutrientes aumentam o volume das fezes, mantendo-as hidratadas e macias” afirma. Para isso, Patrícia recomenda a ingestão de 25/30g de fibra, que são encontradas em frutas, vegetais e grãos, e o consumo de 2 litros de água diariamente.

Alerta

A evacuação com esforço excessivo, a presença de sangue e dor, fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta são sinais que devem ser observados. A nutricionista ainda alerta que a constipação também pode ser causada por um desequilíbrio da microbiota intestinal, a Disbiose.

Essa doença reduz a quantidade das bactérias probióticas, microrganismos vivos, que quando ingeridos exercem funções fundamentais na manutenção da saúde, como a síntese de algumas vitaminas e a regulação do trânsito intestinal. A falta pode causar problemas no intestino, pois eles são inibidores dos microorganismos patógenos, que podem levar a doenças no órgão.

“A microbiota ou flora intestinal é composta por mais de 100 trilhões de microrganismos. O equilíbrio dessa microbiota é fundamental, pois os microrganismos desempenham funções orgânicas importantes” afirma Patrícia.

Dicas da Nutricionista:

- Alimente-se em horários regulares;

- Aumente o consumo dos alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas e vegetais);

- Procure consumir diariamente leites fermentados

- Insira na sua alimentação os alimentos prebióticos, que são compostos fermentados pelos probióticos, e previnem o crescimento de patógenos (banana, alho, cebola, tomate e chicória).

- Beba bastante líquido, mais ou menos 2 litros por dia;





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas