Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

28/05/2010
Como fazer atividade física no inverno?

Para entendermos um pouco melhor sobre a temperatura corporal do ser humano é importante conhecermos este mecanismo que quando alterado não causa alterações metabólicas e que deve ser levado em consideração para qualquer atividade física que formos praticar. Vivemos em um país tropical, onde temos temperaturas elevadas no verão e razoavelmente baixas no inverno, dependendo da região do país.


Sabemos que a temperatura corporal do ser humano, em função de constantes processos de combustão produzindo calor, é de 37oC e temos oscilação de temperatura corporal (ritmo circadiano) durante o dia. Entre o mínimo matinal e máximo, que ocorre à tarde, são possíveis diferenças de 0,5 -1,0 ºC, nas mulheres jovens até 1,2 oC, nos homens jovens 1,5 ºC, sendo que as crianças, geralmente é cerca de 0,5 ºC maior que a dos adultos (Weineck, 1991).


Estamos atualmente quase no inverno e é importante mantermos a temperatura corporal para equilibrarmos as funções químicas e físicas que ocorrem no nosso corpo. A queda de temperatura interna corporal chegando em 28-30ºC, pode causar uma lentidão no metabolismo, que não pode ser mais compensada. (Findeisen / Linke / Pickenhain, 1980). Com atividade física, o movimento de energia aumenta, e a formação de calor também, devido à maior atividade muscular. O resfriamento da pele, leva a um aumento reflexo do tônus muscular aumentando o calor, sem movimento externo visível. Se a temperatura continua a cair, ocorre os visíveis movimentos rítmicos da musculatura ( tremores de frio), que nada mais é , do que uma forma econômica de formar calor.
Nestas condições, a absorção de oxigênio aumenta em cerca de 5 vezes e perdemos calor na forma de "irradiação". Portanto, os esportistas têm sua performance prejudicada, quando, em treinamentos, estão sentindo frio.


Contudo procuraremos orientar algumas dicas para você realizar a sua atividade física com segurança neste período de temperatura relativamente baixa, principalmente no período da manhã e noite.

1. Procure realizar um bom aquecimento antes de iniciar a atividade física principalmente, utilizando-se de exercícios de alongamento (pré-estiramento), e exercícios leves aeróbios que envolvam grandes grupos musculares.

2. Utilize um agasalho no caso de sentir frio, de preferência os de algodão, e só retire após o aquecimento. Ele deverá ser recolocado após o término da atividade.

3. O uso de agasalhos de plástico, ou tecido emborrachado é totalmente desaconselhável, da mesma forma a prática de se envolver o abdome com plásticos. Não existe nenhuma comprovação científica de que com aumento de suor local, diminuir-se-á a quantidade de gordura. Além de aumentar a temperatura superficial do corpo, impede que o suor evapore de maneira natural, sem dizer de graves complicações metabólicas (intermação) que pode ocorrer devido ao aumento da temperatura.

4. O tênis é importante, com o uso de meias de algodão para maior conforto e absorção do suor.

5. O uso de capuz ou gorro somente se a temperatura estiver muito baixa, como também o uso de protetor labial.

Mesmo com a temperatura mais baixa, é importante você não desanimar e manter a regularidade!



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini, Musculação com Prof. Amauri Altieri e Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas