Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

30/04/2010
Cigarro e drogas aumentam o risco de doenças em 50%

DROGAS E CIGARRO POTENCIALIZAM O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ATÉ 50% NOS JOVENS

O aumento do consumo de drogas é um dos grandes responsáveis pelo crescimento no número de infarto entre jovens no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 25% das vítimas de ataque cardíaco com idade até 50 anos são usuárias de cocaína e a estimativa é que esse índice seja semelhante no Brasil. Essa alta preocupa os especialistas, que durante o XXXI Congresso da Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – vão debater as peculiaridades do infarto em jovens.

O aumento no consumo de drogas como cocaína e anfetamina, associado ao grande número de fumantes e obesos nessa faixa-etária, provocou uma explosão nos óbitos por infarto agudo do miocárdio em pessoas com até 50 anos. “Precisamos estar muito bem preparados para atender esse público. Remédios para combater a hipertensão, por exemplo, utilizados por pacientes comuns não podem ser ministrados para quem consome drogas”, explica o cardiologista e debatedor do tema no Congresso, Rui Ramos. Ele acrescenta que o betabloqueador – utilizado no pós-infarto, ou no tratamento de angina, arritmias e certas formas de tremores – também são proibidos para quem é usuário de drogas.

Segundo Ramos, nos Estados Unidos está crescendo o consumo de anfetaminas, como o ecstasy. “Assim como a cocaína, esse tipo de droga ilícita aumenta de 40 a 50% o risco da pessoa desenvolver problemas nas coronárias, principalmente a aterosclerose – que é o endurecimento ou obstrução da artéria. A consequência é, na maioria das vezes, o infarto”, completa.

O quadro é ainda mais grave quando o paciente possui familiares em primeiro grau com aterosclerose precoce. “Alguns estudos revelam que 92% dos jovens que sofrem infarto são tabagistas. Cerca de 40% deles possuem familiares em primeiro grau com aterosclerose precoce e 65% apresentaram distúrbios da glicose”, revela Ramos.

E o especialista lembra que o vício em geral, como o álcool e o tabaco, é um veneno adicional para o coração. O álcool potencializa três vezes o efeito maléfico da cocaína. Já o tabaco eleva o risco de infarto em 300%. "O jovem acha que é imortal e quando percebe o dano que causou a própria vida, muitas vezes é tarde demais. Temos que ser duros e realistas na conversa com eles e colocar que o tabaco e as drogas ilícitas causam inúmeros problemas, inclusive a disfunção erétil", explica o cardiologista que fez inúmeras palestras em escolas públicas. "Eles ficam surpresos com essa informação, que tem grande impacto".

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas