Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/06/2006
Culinária grega: saúde!

A Grécia é a capital mundial da cultura, isso ninguém contesta! Até a televisão foi buscar inspiração no povo grego, colocando personagens, restaurantes, comidas e costumes gregos na mídia aberta. E na culinária também não ficam para trás. Quando se toca no assunto, todos pensam logo no Arroz à Grega. Mas não é somente esta delicia que compõe a culinária grega. Pratos variados e muito saudáveis compõem a mesa dos gregos e agradam o paladar de milhares de turistas que visitam a região.

Pois é, Hipócrates, filósofo, já dizia “Faça do teu alimento o teu medicamento”. Baseando-se em estudos, Hipócrates deixou aos gregos livros e mais livros que ensinavam como a alimentação poderia promover a saúde. Por isso, além de muito sabor, a culinária grega também nos oferece muita saúde.

Graças ao seu clima e posição geográfica, junto ao Mediterrâneo, a Grécia tem o privilégio de produzir ingredientes muito saborosos; as frutas e as verduras amadurecem em todo seu esplendor, sem umidade, com toda intensidade dos aromas, cores e nuances ao paladar. Cercada de mares por todos os lados é claro que peixes e frutos do mar são muito comuns na mesa dos gregos. Segundo Dra. Iara Pasqua, nutricionista, “atum, dourado, camarão, marisco, lulas já eram consumidos pelos gregos antigos e continuam fazendo parte da culinária grega atual como pratos principais ou em entradas como a famosa sopa de peixe”. “As aves também são apreciadas, principalmente o ganso. Já as carnes vermelhas não são muito consumidas”, completa Iara. De acordo com Dr. Décio, médico Oftalmologista e amante da Grécia e presença constante lá, “os petiscos são também bastante consumidos. Não existe beber sem comer, principalmente vinhos, os chamados “vinho da casa”. Os patês mais famosos para comer com pão são os de berinjela (melitzanosalata), coalhada com pepino e alho (tzatziki) ou de ovas de peixe (taramosalata); tomates, abobrinhas, pimentões ou berinjelas recheados (gemisto) com carne e molho; bolinhos de polvo ou de carne (keftedes) e queijo grelhado (saganaki)”.

Iara salienta que “com uma alimentação tão rica, é claro que as saladas não podiam faltar! Geralmente são saladas simples com folhas de alface, mas não podem faltar os tomates e pepinos. Esses legumes são tão comuns que os gregos guardam pepinos e tomates e comem como petiscos a qualquer hora do dia”.

E, para regar a salada é claro que tem que ser o azeite de oliva. Com uma imensa plantação de oliveira, o azeite de oliva é essencial na culinária grega e muito famoso por sua qualidade. Querem combinação melhor?! Peixes, azeite de oliva e saladas são alimentos fundamentais para uma boa saúde! E não somente no verão.

Alessandro Segato, chefe de cozinha renomado, conta uma curiosidade “na Itália temos vários pratos que importamos e exportamos para Grécia. Um ingrediente que usamos muito é a alcachofra de origem direta da Sicília, mas muito usada pelos gregos também. É uma das mais flores mais consumidas em todo mediterrâneo. É considerada uma flor medicinal e afrodisíaca com propriedades de baixas calorias, diuréticas e auxilia na digestão”.

Os gregos também são grandes consumidores de grãos. A cevada era o alimento básico dos gregos antigos. Atualmente também, Iara diz que “consomem avidamente o trigo grão-de-bico, lentilha, favas e outras leguminosas que além de muita fibra fornecem excelentes nutrientes para nosso organismo. O mel, o leite de cabra também são alimentos comuns entre os gregos”.

E, para completar o famoso “elenco” da culinária grega não podemos esquecer o vinho. Além das oliveiras as vinhas também dão seu ar de graça à paisagem grega e o vinho é a bebida mais consumida na Grécia.

Presente de grego ou café grego?

Igual a todos os países europeus, existe na Grécia muitas cafeterias, e, o café é uma mania grega tão notada como a brasileira. Pode ser tomado forte, feito à maneira árabe, ou quando o dia estiver muito quente, gelado, batido com leite. Fica uma delícia. Vem sempre acompanhado de um copo de água.

Para nós, a culinária grega é um exemplo de sabor e saúde. Com uma ampla variedade de frutas, grãos, carnes magras, os gregos conseguem ter uma alimentação saborosa, muito nutritiva e saudável. Que tal aprender alguns pratos? Mãos à obra!





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas