Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

09/04/2010
Narcolepsia

Dormir em ambientes públicos pode ser sinal de distúrbio neurológico

Noite mal dormida, dia cansativo e, no fim da tarde, uma palestra arrastada na empresa. Com essa rotina, muitos cidadãos não resistem ao sono e acabam dando a famosa “pescada” em ambientes públicos. O ato é até comum, porém, especialistas do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligados à Secretaria de Estado da Saúde, alertam que quando o sono é constante e incontrolável a pessoa deve ficar atenta, pois pode ser o sinal de uma doença pouco conhecida, mas que atinge um em cada 40 mil indivíduos no mundo: a narcolepsia.

No Ambulatório do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono, do Departamento de Neurologia do HC, onde são atendidos cerca de 2 mil pacientes de todo Brasil e que encontram problemas relacionados ao ato de dormir, 10% sofrem de narcolepsia.

De acordo com o neurologista Rubens Reimão, a doença ocorre por um distúrbio neurológico, causado pelo déficit de um neurotransmissor presente no hipotálamo, responsável por manter a pessoa acordada. “A narcolepsia afeta o estágio mais profundo do sono (REM). O narcoléptico não cochila, ele entra repentinamente num sono pesado e, ao tentar driblar a sonolência, pode apresentar cataplexia (perda momentânea da força de alguma parte do corpo)”, explica.

Os primeiros indícios da doença aparecem por volta dos 20 anos, já que na infância os neurotrasmissores ainda são produzidos. “Nos primeiros anos, os sintomas são mais fortes e tendem a diminuir após algum tempo”, diz Reimão.

O tratamento é feito com remédios estimulantes e de forma controlada. “A função do medicamento é equilibrar o déficit da produção do neurotransmissor, por isso deve ser ministrada de acordo com a necessidade de cada paciente”, informa o neurologista.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas