Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/03/2010
Calorias vazias

Os alimentos e os líquidos têm muitas funções em nossa vida. Comemos para saciar nossa fome; bebemos para saciar nossa sede. A qualidade de nossas vidas depende diretamente do que ingerimos em nossa rotina diária de alimentação. Um cardápio balanceado, pontuado pelas quantidades certas de vitaminas, proteínas, sais minerais, glicídios e gorduras, garante disposição, organismo saudável e corpo com as defesas em dia. Por outro lado, uma dieta complicada é sinônimo de indisposições e doenças.

Por isso mesmo muito se fala tanto sobre alimentos saudáveis, dieta balanceada, cuidado com o que se come, bem como tantos outros temas relacionados à alimentação. É claro que a ditadura do culto ao corpo tem uma parcela de culpa nesta obsessão.

Por todos os lados, seja na "boca" da mídia, dos médicos, ou dos especialistas, há sempre uma novidade na área de nutrição, uma recente descoberta que vai mudar o que se põe às mesas.

Mas não é porque todos falam, escrevem, ensinam e prescrevem que você tem de entrar nesta paranóia coletiva. Para ser saudável e feliz, basta ser comedido e consciente de suas escolhas.

Se você quer garantir sua porção de nutrientes diários, você deve ingerir alimentos que os contenham. E você deve estar pensando que tudo o que comemos, em menor ou maior grau, possui nutrientes, não é mesmo?

Errado! Há alimentos, que por fornecerem apenas calorias ao nosso organismo, são classificados como calorias vazias. Estes alimentos, quando consumidos moderadamente, por prazer ou mesmo por necessidade (falta de tempo ou de opção), não fazem mal.

Fazem parte do grupo dos "calorias vazias" o álcool, os refrigerantes, as balas, os chicletes, os salgadinhos, etc. Alguns deles, compostos em sua quase totalidade de açúcar, só engordam.

Substituindo calorias vazias por alimentos nutritivos

O problema é que, como os "calorias vazias" não fornecem nenhum dos nutrientes vitais para nosso organismo, preocupam e comprometem o cardápio quando consumidos em excesso.

Afinal, eles podem ocupar o lugar de alimentos importantes para a saúde. Alimentos que forneceriam, quando consumidos, além das calorias, nutrientes como vitaminas, sais minerais, glicídios e proteínas. Frutas, legumes, cereais, leite e seus derivados são alguns exemplos.

Por isso mesmo, na hora de comer, é só pensar: "o que este alimento está trazendo de bom para meu organismo?". Se a resposta for "nada", esqueça! Experimente trocar o petisco e a bebida "vazia" por um sanduíche natural e um suco de frutas.

Pode apostar, você não vai perder nada. Até o sabor vai continuar gostoso. O que vai mudar é que você vai ganhar muito em qualidade de vida, em absorção de nutrientes, e em saciedade da fome. Faça o teste e comprove!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas