Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/03/2010
Para uma Páscoa mais saudável

Empresas comercializam diversas opções de pratos leves e saudáveis

Para muitas pessoas, a Páscoa, que neste ano ocorre de 2 a 4 de abril, é um momento para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, ou então, para se deliciar com as diversas opções de ovos de chocolate, que são um dos principais símbolos da festa cristã.

Com isso, muitos “rituais” foram criados para que sejam seguidos durante as comemorações, como, por exemplo, a abstinência no consumo de carnes vermelhas, principalmente na sexta-feira Santa. Esta crença faz com que pratos mais leves e saudáveis, como o Bacalhau, um dos pratos mais tradicionais da Páscoa, que tem um grande potencial nutritivo, já que é rico em vitamina B1, D, magnésio, e proteínas, ácidos graxos ômega 3 e 6, ocupe seu lugar.

Além disso, de um modo geral, os períodos festivos são vistos como datas em que a saída da dieta alimentar é quase obrigatória, pois não se têm no mercado opções saudáveis com baixa caloria e teor de gordura. Mas na verdade, o que existe é o desconhecimento, pois o mercado já oferece opções tentadoras e deliciosas, como a Congelados da Sônia, que durante os três dias da Páscoa irá comercializar diferentes pratos, elaborados com muito sabor para serem degustados na sexta-feira Santa, no sábado de Aleluia e no domingo de Páscoa. Entre as sugestões estão frutos do mar e massas, como o spaguetti com frutos do mar, preparado com massa “grano duro”, que é levemente passado no alho, cebola e óleo. O prato possui 315 calorias e é servido com molho de tomate caseiro, lula, polvo e camarões.
Já para quem quer se sentir bem com “baixas calorias, sabor e qualidade”, outra opção é o Salmão ao molho de damasco que é preparado com filé de salmão assado ao molho de damasco, e tem como acompanhamento quinua com cenoura e tomate. Já a Truta ao molho de maracujá acompanha arroz integral com shitake, azeitonas pretas e uma pitada de tomilho, e possui apenas 274 calorias.

Segundo a nutricionista, Gabriela Marcelino, da conceituada e tradicional Congelados Sônia, empresa que prepara diversos produtos utilizando uma culinária light, e alia praticidade e qualidade com poucas calorias em uma refeição saudável, os peixes são excelentes fontes de proteínas e de ácidos graxos ômega-3, principalmente o salmão e a truta que são espécimes oriundos de águas frias. A profissional relata ainda que os ácidos graxos ômega-3 protegem as artérias do coração, prevenindo a formação de placas (ateromas) que podem levar a obstrução das artérias, levando a problemas cardiovasculares. Já o linguado apresenta menor teor de gordura, mas é também rico em proteínas, vitaminas e sais minerais.

Outra opção são as massas que são grandes fontes de carboidratos. O macarrão, por exemplo, fornece energia para que o organismo realize todas as suas funções. Além disso, em muitos países a farinha de trigo é fortificada. Desta forma, o alimento feito a partir do trigo também fornece ferro, que é importante para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e prevenção de anemia, e folato (vitamina B9 ou ácido fólico), que é essencial para a produção do material genético e previne as más-formações fetais.

Para a nutricionista Rosana Farah, colunista do Sentir Bem, as massas fazem parte do mesmo grupo de alimento dos chocolates, os carboidratos, por isso, ambos tem como função principal fornecer energia ao ser humano. “O segredo na páscoa é não abusar, e se preferir uma troca saudável, escolha este ano o chocolate a base de cacau, pois tem maior número de substâncias antioxidantes”, explica Rosana.

Para quem adora e não dispensa doces, será oferecido também um menu com sugestões de sobremesas saudáveis, que completam as refeições da Páscoa, como, por exemplo, a Mousse de chocolate e Trufas da Sônia, indicadas após o almoço e jantar.


Outra novidade é o Grand Gateau, com 382 calorias, é uma sugestão saudável para quem está com o peso controlado e não quer sair radicalmente da reeducação alimentar. Para quem está em processo de emagrecimento, sugerimos uma gelatina diet de sobremesa, deixando este doce tentador para o lanche especial da tarde.

Além disso, se você quer economizar e ganhar mais tempo para ficar com a família e não se preocupar com nada, durante os festejos, a Congelados Sônia irá disponibilizar aos clientes que comprarem o Pacote de dois dias, que inclui almoço, sobremesa e jantar, um Diário Planejado que contém sugestões para as demais refeições, com aproximadamente 1.200 calorias.

SERVIÇO:

1) Congelados da Sonia
Entrega em domicílio em São Paulo e Rio de Janeiro.
Para outros Estados, os produtos são despachados por avião.
Telefone: (21) 3461-9779 (Rio de Janeiro e outros estados) ou 0800-024-0083 (São Paulo)
Horário: 2ª a 6ª das 8 horas às 19 horas/sábados das 9 horas às 14 horas
Pedidos por telefone, fax ou www.congeladosdasonia.com.br

2) Rosana Farah – Nutricionista
Colunista de nutrição do Sentir Bem
www.nutriways.com.br
Tel (011) 3284-3485

3) Gabriela Marcelino - nutricionista
Depto de Nutrição da Congelados da Sonia
RJ (21) 3461-9670 | 3461-9669 | SP - 0800-0240083
gabi@congeladosdasonia.com.br





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas