Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

19/03/2010
Melhore sua memória com o PNL

Quando foi a última vez que você viu alguém de cujo nome devia ter se lembrado? A pessoa lhe reconheceu e lhe chamou pelo nome. Mas você não tinha idéia de qual era o nome dela. Imagine quão maravilhoso seria se você pudesse sempre lembrar-se do nome de uma pessoa depois de conhecê-la. Certamente isto livraria você de várias situações embaraçosas.

Eis um modo prático de lembrar nomes. Usando esta estratégia de nomes da PNL (programação neurolinguística), você pode aprender a lembrar os nomes de 70 ou mais pessoas em menos de 30 minutos.

Os nomes não só são instalados na memória de curto prazo, como também em sua memória de longo prazo. Se você encontrar uma pessoa uma vez, pode em geral lembrar o nome dela por muito tempo usando esta estratégia.

Estudiosos do assunto desenvolveram esta estratégia de nomes estudando os processos de pensamento das pessoas que lembravam nomes bem. Roosevelt, uma das pessoas que eles estudaram, era um mestre em recordar nomes. Ele continuamente surpreendia seu pessoal lembrando do nome de alguém que só encontrara uma vez, meses antes. Quando perguntado sobre como fazia isto, disse que via o nome da pessoa escrito por extenso à frente dela.

Em treinamentos de PNL uma versão expandida da estratégia de nomes de Roosevelt. A estratégia de nomes que ele co-desenvolveu é baseada na maneira como as pessoas aprendem e lembram informações, que é através do três sentidos primários de visão, som e tato.

Uma das coisas que pesquisadores do cérebro descobriram nos últimos anos é que seu diálogo interno ocupa os mesmos nervos auditivos do ouvido que o som externo.

A razão por que as pessoas esquecem nomes é porque estão normalmente envolvidas em alguma outra conversa interna. Então, torna-se realmente difícil ouvir a outra pessoa dizendo o nome quando você está tendo uma conversa interna consigo mesmo sobre como está indo ou o que você vai dizer em seguida.

Para se lembrar de nomes, o recomendado é se concentrar em ficar externo com a pessoa, ouvindo-a. Então repita o nome para você mesmo três vezes enquanto está olhando para ela.

Para obter a parte visual, imagine que você pode ver o nome escrito na frente dela. Para fazer isto de forma mais permanente, veja o nome em sua cor favorita de caneta salientadora. Isto vai fixá-lo melhor. Faça isto enquanto estiver dizendo o nome para você mesmo.

O terceiro caminho para lembrar o nome de uma pessoa é através da sensação cinestésica de "tato". Você pode codificar isto internamente imaginando como seria escrever o nome da pessoa com seu dedo enquanto está vendo o nome e dizendo-o para si mesmo. Você pode mover também seu dedo em micro-movimentos musculares, como se estivesse escrevendo realmente o nome. Isto codificará o nome em sua neurologia em um nível mais profundo.

Se você usar este processo com todo mundo que conhecer, em breve ele se tornará uma parte automática do que você é e você o fará inconscientemente sempre que encontrar alguém novo,

Esta estratégia de nomes também vem à mão quando você encontra um grupo de pessoas pela primeira vez. O processo usa para se lembrar de grupos de nomes é chamado "segmentação", que é a arte de quebrar informações em pedaços pequenos.

A maioria das pessoas aprende informações segmentando-as para baixo. Pense sobre seu número do CPF. Ele tem nove pedaços de informações dividida em três partes menores. Números de telefone são do mesmo jeito, você se lembra deles dividindo-os em dois segmentos.

Quando deve se lembrar de grupos de pessoas, tem-se que segmentar os nomes de todo mundo em grupos de cinco. Você pode fazer isto fazendo cinco pessoas dizerem seus nomes e então repete os nomes, enquanto codifica cada um deles em sua memória através de seus três sentidos primários de som, visão e tato.

As pessoas sempre perguntam como alguém pode se lembrar de tantos nomes. A razão é bastante simples, ele tem muita prática. O instrutor de PNL encoraja seus alunos a praticar esta técnica de memorização tão freqüentemente quanto possível.

Na realidade, qualquer pessoa pode executar este processo. Se ele for feito do modo correto, você vai descobrir que pode se lembrar de um grupo grande de nomes de pessoas com facilidade, e será capaz de se lembrar dos nomes das pessoas para sempre.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas