Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

12/03/2010
Hemangioma

Hemangiomas ou angiomas são proliferações de vasos sanguíneos que aparecem na pele como manchas ou tumorações, usualmente avermelhadas ou arroxeadas. Os tipos mais comuns de hemangiomas são o infantil, o angioma rubi, o granuloma piogênico e a mancha vinho do porto.

Embora, em geral, os hemangiomas representem um problema unicamente estético, sangramento e compressão de estruturas podem representar um problema mais sério. É rara a transformação maligna de um hemangioma.

Aspectos clínicos

Os hemangiomas mais freqüentes são os seguintes:

· hemangioma infantil: podem estar presentes ao nascimento ou surgirem até o primeiro ano de vida. São mais comuns na face e no couro cabeludo, mas podem surgir em qualquer região do corpo, inclusive órgãos internos. Apesar de costumarem crescer de forma rápida, tendem a desaparecer espontaneamente antes da puberdade. Devido a esta característica, a conduta mais comum da maioria dos dermatologistas é o simples acompanhamento destas lesões. Alguns medicamentos podem estancar o crescimento e até fazer regredir estas lesões, tais como os corticóides sistêmicos e o imiquimod tópico. Entretanto, deve ser bem analisado se os riscos e efeitos colaterais destas drogas compensam seus possíveis benefícios.

· angioma rubi: pequenas "bolinhas" vermelhas semelhantes a pedras de rubi que surgem principalmente no tronco de indivíduos de ascendência ibérica ao longo da idade adulta. Costumam proliferar mais rapidamente no verão e, eventualmente, regredir com o frio.

· granuloma piogênico: tumores de cor vermelho vivo que sangram com facilidade e crescem rapidamente. Muitas vezes dolorosos, surgem principalmente nos cantos das unhas dos dedões em decorrência de unhas encravadas e uso de sapatos apertados. Embora produza alívio temporário, cortar os cantos das unhas ou remover estas, só agrava a situação. O ideal é cortar as unhas de forma reta, deixando as suas pontas saírem pelos cantos, por sobre a pele. Muitas vezes é necessário que procedimentos como cauterização química e colocação de "calços" sob as unhas sejam realizados por um dermatologista ou profissional indicado por este. Antibióticos tópicos ou sistêmicos podem ser utilizados em casos de infecção ou inflamação intensa. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia para canto de unha acompanhada de destruição da matriz da unha, de forma química ou cirúrgica.

· mancha vinho do porto: como o nome diz, são manchas cores de vinho do porto ou salmão, localizadas principalmente na face. Apesar de não representarem um problema além da estética, se o paciente decidir que deseja removê-la, o laser costuma ser a melhor opção.

Hemangiomas maiores podem precisar de retalhos ou enxertos para sua correção. O uso de lasers é uma boa opção para lesões de difícil manejo, devendo-se sempre observar o custo, o número de sessões e a adequada aparelhagem. Consulte seu médico!





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas