Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/03/2010
Melhore a postura com o Rolfing

No dia a dia, devido à vida sedentária, maus hábitos posturais, pequenos ou grandes acidentes,mau uso do corpo, aos poucos vamos sentindo as conseqüências, como dores nas costas, nos ombros, dificuldades para andar ereto, ficar em pé durante um certo tempo.

Enfim, uma série de problemas, começam a aparecer e, quando nos damos conta, percebemos que alguma coisa precisa ser feita para recuperarmos nosso bem estar.

O Rolfing® é uma metodologia criada pela Dra. Ida P. Rolf que visa ajudar a reorganização de nossa estrutura corporal. Nós somos um arranjo de partes relacionadas num espaço tridimensional e que definem uma estrutura. E conforme se dá o arranjo dessas partes, temos possibilidades de posturas, movimentos e comportamentos diferentes.

Como o trabalho do ROLFING® atua em nosso corpo:

O corpo humano possui plasticidade e está em constante adaptação. Através de toques específicos no tecido conjuntivo, o Rolfing® se utiliza dessa plasticidade para integrar as estruturas humanas, possibilitando o relaxamento de padrões corporais e o encontro de novas formas de arranjo e movimento para o corpo, que resultam numa reorganização da estrutura e num maior autoconhecimento e percepção corporal da pessoa.

O trabalho tem início com a observação e análise da estrutura corporal e dos padrões de movimento do cliente. Juntos, cliente e seu profissional de Rolfing® discutem suas percepções e sensações e, observando o alinhamento e a relação entre si dos segmentos do corpo (pés, pernas, quadril, tronco, braços e cabeça), detectam as áreas de imobilidade, de tensão, e áreas com rotações e desequilíbrios.

Através de manipulação especializada, o profissional reorganiza a rede de tecido conjuntivo liberando os segmentos corporais dos padrões de tensão. Isto faz surgir uma nova relação entre o eixo vertical e as dimensões espaciais desses segmentos.

Dessa forma a força da gravidade pode fluir através do corpo e agir terapeuticamente, levando o cliente a vivenciar as novas possibilidades de sua estrutura corporal. Maior liberdade nos movimentos, aumento no nível de energia, bem estar e equilíbrio são alguns dos benefícios adquiridos nesse processo.

Benefícios do Rolfing:

• Alinha, alonga e integra o corpo
• Alivia tensões e dores musculares
crônicas
• Indicado para hérnia de disco,
lombalgia e dor ciática
• Melhor a amplitude dos
movimentos e articulações
• Melhora a circulação e a respiração
• Aumenta a consciência corporal
• Traz maior vitalidade ao indivíduo
• Evoca movimentos mais eficientes e graciosos
• Estimula o crescimento emocional

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini e Musculação com Prof. Amauri Altieri

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas