Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/01/2010
Fazer natação de manhã é bom?

Os nadadores que treinam de manhã podem ter um risco ligeiramente maior de desenvolver infecções na boca e no nariz do que aqueles que treinam mais tarde, de acordo com pesquisadores do Reino Unido.

Descobriram que, quando nadadores de competição treinavam de manhã, eles tinham níveis mais elevados de um hormônio do estresse que suprime a atividade do sistema de defesa, do que quando eles nadavam à tarde.

Os pesquisadores também verificaram que os nadadores secretavam menos IgA (imunoglobulina) -- uma substância que ajuda a defender o corpo de infecções do trato respiratório superior -- durante a manhã. Os resultados não significam que as pessoas que tendem a praticar exercícios de manhã devem parar de praticar a atividade física. As descobertas não se aplicam necessariamente a outros esportes além de natação, explicou ele. E um pouco de atividade física -- em qualquer hora do dia -- é melhor do que nada.

Não praticar nenhum exercício é pior do que se exercitar com moderação de manhã. Por isso, o público em geral não deve parar de praticar atividades físicas porque a sessão de exercícios tem de ser de manhã. No entanto, que os resultados indicam que os nadadores de competição sob risco maior de infecções -- após uma lesão ou doença, por exemplo -- devem agendar o treinamento para outras horas do dia que não sejam pela manhã, se possível.

O pesquisador baseou essa recomendação em análises de 14 nadadores de competição do sexo masculino, com idade média de 18 anos. Durante o estudo, eles nadaram 400 metros cinco vezes, com um minuto de descanso entre cada 400 metros. Os atletas completaram cada rodada de exercícios às 6h e 18h em dois dias diferentes. Todos os participantes disseram que treinavam regularmente por mais de duas horas durante a manhã e a tarde, de acordo com a pesquisa publicada em uma edição recente do British Journal of Sports Medicine.

A equipe descobriu que os nadadores tinham níveis mais altos do hormônio do estresse cortisol na saliva durante a manhã antes dos exercícios do que antes das atividades da tarde. Verificaram que os nadadores secretaram IgA mais lentamente na saliva antes do treino da manhã do que antes dos exercícios da tarde. Com base nos resultados, os autores da pesquisa recomendam que os nadadores de competição com sistema imunológico enfraquecido evitem treinar durante as primeiras horas da manhã. Outros atletas, que não têm risco maior de
infecção, devem continuar treinando normalmente. O estudo não fornece evidências de que, em circunstâncias normais, os atletas que treinam mais de uma vez por dia devem interromper o treinamento de manhã cedo.

Fonte:

British Journal of Sports Medicine 2002;36:260-264
Por Alison McCook

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo e na Coluna de Neurologia com Dr. Paulo Caramelli

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas