Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

02/01/2010
Já prá água!

É hora de vestir o biquíni e a sunga, mas ao que parece tudo está fora do lugar. É sempre assim na chegada do verão. Passada a ressaca das estações longe do sol e das guloseimas, vestir roupa de praia ou de piscina pode se transformar num pesadelo. A onda então é correr atrás do prejuízo e suar nas academias para perder as gordurinhas e delinear o corpo.

“Todo mundo quer emagrecer ou definir o corpo para o verão. Mas é preciso entender que um mês de ginástica não faz milagres. Além da redução alimentar, musculação também ajuda”, alerta o professor de educação física e colunista de Corrida do Sentir Bem, Emerson Vilela.

As academias, por sua vez, investem em novidades e criam novas atividades físicas. "Além de ajudar a emagrecer, as atividades na piscina são mais atraentes para enfrentar o calor", diz Emerson.

A procura por essas modalidades na chegada do verão é muito grande. É na hora de vestir a roupa de banho e de se expor na praia ou na piscina que eles percebem os excessos. É bom lembrar que a prática de qualquer atividade física deve ser orientada por um médico. São os exames clínicos e a avaliação médica que vão determinar qual o tipo de atividade física é ideal para uma pessoa. Veja abaixo as novidades das academias:

HIDROGINÁSTICA:
A hidroginástica trabalha o condicionamento físico e a resistência muscular. Além de ajudar no combate ao estresse, ajuda na sociabilização. Por não ter impacto no chão, essa modalidade não tem qualquer contra-indicação. Recomenda-se a prática de duas a três vezes por semana, no mínimo 30 minutos.

HIDRO POWER:
Utiliza os equipamentos da piscina e o enfoque são os exercícios de força. Trabalha os músculos: abdômen, peitoral, glúteos, quadríceps, etc.

HIDRO CÁRDIO:
Alterna com atividades aeróbicas. Ajuda na queima de calorias.

HIDRO MIX:
Um misto de trabalhos aeróbicos e trabalhos de resistência muscular localizada.

HIDRO DESAFIO:
Aulas mais dinâmicas com equipamentos que exigem maior esforço.

NATAÇÃO:
A natação é indicada para qualquer pessoa e para todas as idades. Essa atividade serve para desenvolver a resistência muscular e o cardio-respiratório, ajuda a aumentar o condicionamento físico, na correção de postura e auxilia nos problemas respiratórios como asma e bronquite.

O ideal é praticá-la de duas a três vezes por semana, durante 45 minutos.

ACQUA CIRCUIT:
Mistura natação com exercícios localizados e exige muita energia. Desenvolve resistência muscular localizada.

NATAÇÃO EQUIPADA:
Exercícios aeróbicos na piscina com camiseta, bermuda, palmares, nadadeiras. Exige mais esforço muscular e cardio-respiratório.

ACQUA TERRA:
São 30 minutos de exercícios aeróbicos na piscina e 30 minutos na bicicleta ergométrica. Ajuda a queimar calorias.

MULTI NATAÇÃO:
Exercícios que utilizam movimentos do nado sincronizado com os diferentes estilos da natação. Trabalha o aeróbico e a musculatura.

WATSU:
É uma terapia de relaxamento dentro da água (34º no mínimo) inspirada no shiatsu. A aula é individual e com orientação de um profissional. É indicado para insônia, ansiedade, dores musculares, estresse, tensões crônicas, agudas e intensas e hiperatividade.

HIDRO BOARD:
Exercícios localizados que usam como instrumento a prancha de natação.

HIDROBOL:
Exercícios básicos de hidroginástica com bola. Ajuda no desenvolvimento cardio-respiratório.

HIDRO ACTION:
Exercícios que exigem desafios inspirados nos esportes de aventura.

GINÁSTICA:
A maioria das modalidades de ginástica da programação de verão é voltada especificamente para quem já pratica um tipo de atividade física. Elas exigem condicionamento físico adequado e é indicada para maiores de 13 anos. Trabalham o aeróbio ajudando na queima de calorias e ajuda na resistência muscular e cardiovascular.

BOB CIRCUIT:
Exercícios que utilizam os movimentos de artes marciais e de boxe. Desenvolve agilidade, flexibilidade, resistência de força e melhora o condicionamento cardiovascular e respiratório.

FIT STEP:
Exercícios aeróbicos realizados no aparelho Fit Step. Nesse equipamento o aluno simula movimentos de subir e descer escadas. Melhora a qualidade cardiovascular e a resistência muscular das pernas e dos glúteos.

TAE BOXING:
Exercícios individuais e em duplas combinando movimentos do boxe, kickboxe e tae do. Ajuda no trabalho cardiovascular, de resistência física, flexibilidade e agilidade.

AUTO MASSAGEM:
Técnica de relaxamento muscular que utiliza as mãos e bolinhas de tênis, aquatubos, bastões e bambu. Ajuda a aliviar as tensões músculo-articulares.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo e na Coluna de Corrida com Prof. Emerson Vilela

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas