Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/12/2009
Cuide do seu coração nos esportes

Em geral, as mortes súbitas são decorrentes de duas patologias principais: a primeira seria a doença isquêmica do miocárdio, mais freqüente em pessoas acima dos 35 anos, decorrente de doenças aterosclerótica; a segunda seria a presença de anormalidades congênitas.

O risco de morte súbita é muito mais elevado nas pessoas sedentárias, que passaram a fazer atividade física, em comparação às que já são ativas habitualmente.

O colapso repentino de um atleta durante a participação em uma atividade vigorosa pode levantar dúvidas sobre os benefícios adquiridos com a prática regular da atividade física. A mídia tem veiculado imagens recentes de mortes súbitas que ocorreram frente às câmeras de televisão e suscita dúvidas quanto a saúde dos atletas.

Assim, o pequeno aumento do risco de morte súbita em pessoas que passaram a fazer atividade física regular é de longe superado pelos benefícios globais que a pessoa adquire passando a ter uma vida mais ativa.

É bom lembrar que as pessoas sedentárias que pretendem iniciar-se na prática de exercícios devem passar por uma avaliação médica criteriosa de um especialista para que se reduzam os riscos.

A SOLUÇÃO

Os atletas e esportistas profissionais ou amadores agora podem contar com mais uma ferramenta na prevenção de lesões e problemas de saúde. Imagine você entrar num hospital pela manhã e sair depois de 6 horas tendo feito um retrato de seu estado físico - e ainda por cima com CD-Rom ? Pois este recurso já existe ! Com o propósito de facilitar o diagnóstico médicos de atletas e esportistas profissionais ou amadores, o Hospital do Coração (HCor) desenvolveu o Sport Check-up, um programa altamente especializado que tem como foco principal a Medicina Preventiva e a medicina do Esporte. O paciente passará por avaliações médicas em cardiologia, Pneumologia, Ortopedia, Fisiatria, Pediatria e Nutrição. A partir daí, serão feitas avaliações completas do potencial físico de cada um, que fornecerão informações importantes para o seu treinamento e, também, que poderão evitar a ocorrência de vários problemas. Por estas razões, o programa se torna uma ferramenta indispensável e fundamental para técnicos, treinadores e profissionais de saúde que orientam praticantes de esporte.

Muitos exemplos demonstram o perigo que existe em exigir melhor desempenho do corpo sem antes avaliar de forma completa e científica os seus verdadeiros potenciais. Além de complicações imediatas e de alta gravidade, como arritmias, dificuldades respiratórias e até mesmo paradas cardíacas, podem ocorrer lesões osteoarticulares, que às vezes chegam a incapacitar o atleta para o exercício da sua atividade.

Por outro lado, tendo em mãos um retrato completo e fiel das atuais condições físicas de um atleta ou esportista, seu técnico, treinador, médico do esporte, nutricionista, fisioterapeuta e demais profissionais de saúde com ele envolvidos podem aperfeiçoar e melhor direcionar o trabalho, a fim de ajudá-lo a melhorar a sua performance com segurança, e garantir um perfeito desempenho ao longo do tempo.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo e na coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas