Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

10/12/2009
Pilates em casa

Com a chegada do verão, mais do que ficar em forma, mulheres e homens correm para conquistar um visual ‘sarado’. Durante a estação, é comum os corpos ficarem mais expostos, já que os dias quentes são propícios para ir à praia, abusar também das piscinas e apostar em roupas mais curtas e leves. Nessa hora, muitas vezes a grande desculpa para se exercitar é o eterno “vilão”: a falta de tempo.

Pensando em como ajudar na construção a de um corpo bonito e saudável, a Physio Pilates®, pioneira no método no Brasil, elaborou um cardápio de exercícios que podem ser realizados em casa a – no chão da sala – como a ajuda de bastões e faixas elásticas. De acordo com Alice Becker, professora e presidente da Physio Pilates, os benefícios da prática regular desta série são inúmeros e os resultados podem notados logo após os primeiros exercícios.

Cardápio de Exercício com bastões (cabo de vassoura):

Para Pernas e Coluna – Agachamento: fortalece as pernas e a coluna para facilitar atividades diárias como sentar, levantar e carregar peso. Com o bastão posicionado, expire, dobre e estique os joelhos até onde manter os calcanhares no solo, a coluna ereta e o bastão tocando os três pontos antes definidos.

OBS: Aponte os joelhos para o segundo dedo (vizinho do dedão) do pé.

Para Panturilha: esse exercício desafia o equilíbrio, fortalece a panturrilha e facilita a compreensão da postura e movimentos adequados de partes integradas do corpo, para subir escadas, caminhar, correr e saltar. Em pé, equilibre-se em uma só perna, mantendo a coluna neutra e alongada. Segure o bastão com uma ou duas mãos, tocando uma de suas pontas no solo. Dobre e estique o joelho, eleve e desça o máximo que puder o calcanhar sem perder o alinhamento do pé. Use a expiração para ajudar no controle.

OBS: O peso deve estar sempre no centro do pé e dobrar o joelho ou elevar o calcanhar, manter alinhado com o segundo dedo (vizinho do dedão). Cuide para não cair para fora (em direção ao dedo mínimo) ou para dentro (em direção ao dedão).

Para Abdômen – Roll UP: exercício abdominal que ajuda a mobiliza a coluna em flexão.Deitar de barriga para cima, com o bastão nas mãos, braços no solo acima da cabeça. Iniciar o movimento expirando e levar os braços alinhados com o peito. Inspirar e expirar subindo a parte superior do tronco, rolando a coluna até sentar, manter os braços à frente e paralelos ao solo. Inspire ao sentar e expire rolando de volta, colocando gradativamente e de forma controlada, cada ossinho da coluna no solo.

OBS: Não vale dar impulso com os braços e o tronco para subir nem desabar ao descer. Mantenha os ombros organizados e distantes das orelhas durante todo o movimento

Cardápio de Exercício no chão:

Para Barriga - Dead Bug: trabalha abdominais, controle e estabilização do tronco. Deite de barriga para cima com a coluna neutra, joelhos dobrados a 90º e pés no solo separados. Ao expirar, suba joelho direito até este ficar bem em cima da articulação da coxa com a pélvis. Inspire parado. Ao expirar, devolva o pé ao solo. Repita o mesmo com a perna esquerda. Mantenha o joelho em ângulo de 90º durante todo o exercício e o quadril estabilizado.


Faça de 4 a 8 repetições com cada perna, de maneira tranquila.

Para Força e mobilidade – Spine Twist: trabalha força e mobilidade da coluna em rotação. Sentado com pernas cruzadas e braços em “cruz” ao lado do tronco, com coluna alongada e neutra. Inspire e ao expirar comece a olhar para a direita levando o tronco na mesma direção até onde for possível e confortável. Inspire no final do movimento e ao expirar rode para o outro lado. Obs: mantenha-se sentado sobre os dois lados do quadril; dobre os joelhos se não conseguir sentar-se alongado (se a coluna lombar se curvar) ou sente em uma superfície elevada (bloco, cadeira ou banco); mantenha os ombros afastados das orelhas e as mãos abaixo da linha dos ombros e um pouco à frente do corpo todo o tempo.



Para Respiração – Bridging: trabalha respiração e mobilidade da coluna em flexão. Mesma posição inicial do Dead Bug. Enquanto expira, suba a coluna gradativamente, iniciando pelo cócix, uma vértebra de cada vez até estar apoiado entre as escápulas (asas). Inspire em cima. Ao expirar devolva a coluna ao solo, descendo primeiro o peito, até a posição inicial.

Obs: Mantenha os pés bem apoiados no solo e evite pisar nas bordas destes.



Cardápio de Exercício com faixa elástica

Com o uso da faixa elástica, é possível executar os exercícios em várias posições: em pé, deitado, sentado, ajoelhado e sobre quatro apoios, de modo a trabalhar todos os grupos musculares, desenvolvendo também a consciência corporal, força e flexibilidade.

Abrindo as cortinas (rombóides): deite com a coluna em posição neutra, braços paralelos e estendidos na frente do corpo com elástico nas mãos quase esticado. Inspire para preparar e ao expirar abra os braços ao lado até tocar o chão com as pontas dos dedos ou até onde conseguir manter escápulas separadas, lançando braços para fora todo o tempo. Inspire no final, e volte expirando para posição inicial bem lentamente e de forma controlada.

Atenção: mantenha os ombros encaixados, sem aproximarem das orelhas nem saírem do solo, os punhos devem ficar alongados e estendidos, o rosto relaxado, mantenha aas escápulas (asas) separadas todo o tempo e as costas em contato com o solo.

Dicas: mantenha um largo “sorriso” entre as escápulas durante todo o movimento. Inicie o movimento de abrir e fechar os braços lançando primeiro os cotovelos para fora.



ROLL UP ASSISTIDO: Deite com as pernas separadas na abertura do quadril, coluna em posição neutra; pontas do elástico nas mãos e o meio nos pés cobrindo o peito e os dedos dos pés ao mesmo tempo. Inspire para preparar e ao expirar, afunda o peito e sobe a cabeça e o tronco, flexionando a coluna segmentadamente até os ombros estarem sobre a pélvis. Inspire parado e ao expirar volte lentamente ao solo, articulando a coluna em flexão, iniciando pelo sacro.

Atenção: mesmo com a flexão (coluna redonda), mantenha a coluna alongada pensando em espaço entre seus ossinhos, relaxe o rosto, mantenha os cotovelos relaxados/dobrados durante todo o movimento. O trabalho é dos abdominais e não dos braços!

Dicas: antes de subir, deslize as escápulas para baixo em direção ao quadril enquanto a cabeça se distancia dos ombros (imagine que sua cabeça é uma rolha de um vinho saindo da boca da garrafa e os ombros são a garrafa). O osso do peito (externo) desliza para o chão e o quadril. Lance pernas e braços para longe da coluna durante todo movimento.



DOUBLE LEG PRESS – PERNAS JUNTAS: Na mesma posição inicial do exercício anterior. Inspire para preparar e ao expirar dobre os joelhos e os cotovelos, deslizando os calcanhares no chão até os joelhos estarem sobre o peito (coxa a 90° com o tronco), mantendo a pélvis neutra e a tensão no elástico durante todo o percurso. Inspire no final e expire estendendo os joelhos e cotovelos de volta à posição inicial.

Atenção: mantenha a pélvis estável (quieta) e neutra durante todo o movimento e conserve rosto e pescoço relaxados e ombros longe das orelhas.

Dicas: ao dobrar as pernas, imagine que abre o sorriso abdominal antes de mover os joelhos. Ao inspirar para preparar, eleve o assoalho pélvico e abra o sorriso abdominal; deslize as escápulas pelo chão em direção ao quadril enquanto a cabeça se distancia dos ombros.



Precauções: cuidado com tensão excessiva nos ombros e na face. No surgimento de qualquer tipo de dor ou desconforto nas articulações envolvidas (coluna, mãos, cotovelos, ombros, punhos, escapulo – torácica, quadris, joelhos, tornozelos, pés), procure orientação de um professor treinado pela Physio Pilates – Polestar.

Para a escolha correta da série de exercícios, Alice Becker adverte que é fundamental procurar um bom profissional em um dos estúdios da Physio Pilates espalhados por todo o país para que ele monte um programa personalizado com todas as orientações necessárias. “Além de conquistar a boa forma, é possível garantir de quebra um maior equilíbrio e harmonia corporal”, finaliza Alice.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo e na coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas