Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

17/11/2009
Pressão baixa

A preocupação com a pressão alta, a chamada hipertensão, é comum. Seus sintomas e tratamentos são freqüentemente citados, e quem sofre com ela sabe muito bem as preocupações que deve tomar para mantê-la normalizada. Mas e a pressão baixa? Pouco se fala sobre o inverso dessa tão conhecida disfunção. A chamada hipotensão pode causar incômodo e principalmente assustar os desavisados. Afinal, os sintomas podem variar de uma leve sensação de fraqueza e sonolência ao escurecimento da visão e desmaio.

Segundo os especialistas, salvo raras exceções, a pressão baixa não deve ser fator de preocupação - ao contrário de sua "gêmea", a pressão alta. Ela acontece e deve ser tratada na hora, sempre de acordo com o seu causador.

O que é pressão?

O sangue, ao percorrer o corpo pelos vasos sangüíneos, exerce uma pressão sobre a parede destes vasos. Essa pressão, quando é muito forte e sobrecarrega as artérias, pressionando-as acima do considerado normal, é chamada de pressão alta.

Por outro lado, quando o sangue está exercendo pouca pressão (ou está passando devagarzinho pelos vasos sangüíneos), sofremos com o que chamamos de hipotensão (pressão baixa).

É essa "baixa" de sangue circulando por determinada parte do corpo que acaba por determinar os sintomas típicos da pressão baixa.

O calor é um dos fatores mais determinantes deste problema. É que, com ele, as artérias tendem a ficar dilatadas e, com isso, o sangue tem mais espaço para circular. Conseqüentemente, exerce menos pressão nas paredes dos vasos.

A mudança brusca de posição (como quando nos levantamos de sopetão) também pode desencadear o distúrbio no corpo. É que esse ato gera uma diminuição instantânea de oxigenação cerebral, e a pressão arterial tende a baixar.

Além disso, doenças específicas, como a desidratação, geralmente fazem a pressão baixar. A perda excessiva de líquidos normalmente é um fator desencadeante comum. Por isso mesmo, a regra de beber muita água é sempre válida!

E quando a pressão estiver baixa...

Como já foi dito anteriormente, os sintomas típicos da pressão baixa são tontura, enjôo leve, escurecimento da visão, sensação de fraqueza e, em casos mais extremos, desmaio.

Se você perceber qualquer um desses problemas atrelados a algum dos fatores desencadeadores citados acima, tente medidas simples, que, em casos típicos de hipotensão, normalizam a situação rapidamente.

Caso perceba que o calor ou um lugar mal-arejado (normalmente quente) é o causador do problema, procure um lugar fresco onde você possa deitar ou sentar. Respire profundamente e não se desespere. A tontura tende a cessar.

Experimente também sentar-se e colocar a cabeça entre as pernas, pressionando-a para baixo. Outra medida que costuma funcionar é bem simples: deite-se e levante as pernas. Com isso, o fluxo sangüíneo volta a circular com mais facilidade, aumentando a pressão sangüínea.

Para prevenir que a pressão baixa ataque, acostume-se a beber muita água e bebidas isotônicas, principalmente nos dias mais quentes. Além disso, prefira roupas leves e arejadas.

Caso perceba este problema se repetindo com freqüência, procure um médico especialista. Ele pode detectar algum possível problema. Se for só a hipotensão, ele mesmo pode lhe tranqüilizar!





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas