Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/11/2009
Seu exercício está funcionando?

Exercer uma atividade física nem sempre pode trazer resultados positivos.

Dependendo da intensidade e do tipo de exercício, o corpo começa a dar sinais de fadiga e, em alguns casos, a sofrer de dores na coluna e desgaste do aparelho locomotor. Para evitar esses males e garantir o sucesso esperado, é preciso ficar atento a alguns indicadores que determinam se o exercício está valendo a pena. Os principais são: freqüência cardíaca e massa muscular.

Existem duas formas de medir a eficácia de uma atividade: o estímulo aeróbio e o estímulo anaeróbio. O aeróbio mede atividades de baixa intensidade e longa duração, como caminhada. Neste caso, a principal variável usada para a avaliação do desempenho é a freqüência cardíaca. Quando o condicionamento físico melhora, a freqüência cardíaca cai. Basta imaginar um maratonista que consegue melhorar sua marca mantendo, ou até reduzindo, a freqüência cardíaca. Isso significa que ele obteve um resultado melhor sem ter de fazer mais esforço.

O fato de a freqüência cardíaca não baixar pode estar relacionado a um treinamento insuficiente. Talvez seja hora de imprimir um ritmo mais forte.

No entanto, se houver aumento dessa freqüência, é preciso investigar se a intensidade do exercício está muito forte ou se existe algum problema físico que requer tratamento. Nesses casos, há outros indicativos de que o treinamento não está funcionando: A pessoa vai se sentir mais cansada, além de ter distúrbios como falta de sono, alterações no humor e dores musculares.

Outras formas de medir a eficácia da atividade física são mais subjetivas, como a sensação de bem-estar. Imagine um homem que volte a correr nos finais de semana depois de um longo período sem praticar exercícios. Nas primeiras corridas, ele vai sentir cansaço e dores musculares, que poderão durar dois dias após a atividade.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri e Atividade física e Musculação com Prof. Amauri Altieri.

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas